Representantes da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) fizeram uma visita à Prolagos, nesta terça-feira (14). O objetivo foi conhecer a estrutura operacional da concessionária, em especial o sistema de coleta em tempo seco, em que o esgoto das galerias pluviais é interceptado e enviado para tratamento. O método se tornou referência de avanço do saneamento nas cidades atendidas pela concessionária.
A visita contou com a participação de representantes da Águas do Rio, empresa que também integra o grupo Aegea e que está avançando na implantação do mesmo sistema para proteção e recuperação da Baía de Guanabara. O novo método já está gerando reflexos positivos na qualidade da água e vida marinha em praias da cidade do Rio de Janeiro.
“Maricá tem lagoas lindas, que atualmente não são balneáveis. Resolvemos fazer esta visita técnica para conhecer como a Prolagos opera, a maneira como trabalha, e levar para o nosso município. Lá, muita gente não sabe o que é tempo seco. Tivemos esse conhecimento aqui, para implementar os cinturões para a nossa cidade e saneá-la. Acreditamos que esse sistema nos dá a resposta imediata que precisamos”, comentou a presidente da Sanemar, Márcia Ferreira.
Atualmente, Maricá possui 14% da cidade atendida com sistema de esgotamento sanitário e a Companhia tem planejamento para torná-la totalmente saneada até 2029. A Lagoa de Maricá é um dos principais pontos turísticos da cidade, e, por ter apenas um ponto de saída para o mar, torna o cenário muito parecido com o da Lagoa de Araruama no início da concessão da Prolagos.
Os avanços no saneamento nas cinco cidades atendidas pela concessionária e a qualidade da água da Lagoa de Araruama, diretamente ligados à utilização do sistema em tempo seco, se tornaram referência.
“Estou bem impactado positivamente com toda a estrutura, a qualificação técnica, a implementação de tecnologia associada à engenharia para o tratamento de esgoto no modo geral. Então, o sistema de tempo seco é um sistema que nós queremos levar para a nossa cidade, fechar o nosso cinturão de lagoa, interceptar os nossos cursos de água lá que contribuem diretamente com o sistema lagunar. Queremos, com essa parceria, avançar e sanear toda a nossa cidade, todo o nosso sistema lagunar”, destacou o diretor-técnico da Sanemar, Rodrigo Abreu.
Os representantes da Companhia se encontraram com a diretora-executiva da Prolagos, Aline Póvoas, a executiva Institucional, Roberta Moraes, e o corpo técnico da concessionária, que apresentou o sistema de tempo seco e o Centro de Controle Operacional (CCO), onde os equipamentos são monitorados 24 horas por dia. Depois, visitaram algumas unidades, como a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia, que passou recentemente por obras de ampliação e modernização.
“Receber a equipe da Sanemar reforça a importância da colaboração no saneamento e nos fortalece como uma referência técnica. O Sistema em Tempo Seco é um pilar da nossa operação e foi crucial para a recuperação da Lagoa de Araruama, que hoje tem a maior parte de suas praias balneáveis. A visita de Maricá, que tem desafios semelhantes, mostra que estamos no caminho certo ao integrar engenharia, tecnologia e gestão para construir soluções eficientes. O saneamento é uma rede, e compartilhar esse conhecimento é fundamental para avançarmos”, disse a diretora-executiva da Prolagos, Aline Póvoas.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.