18/10/2025 — 02:41
  (Horário de Brasília)

Sistema de esgotamento sanitário da Região dos Lagos inspira planos da Companhia de Saneamento de Maricá

Em visita à Prolagos, representantes da Sanemar conheceram a estrutura da concessionária e o método de coleta em tempo seco que vem ajudando na proteção do meio ambiente nas cidades atendidas pela empresa

Compartilhe

Representantes da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) fizeram uma visita à Prolagos, nesta terça-feira (14). O objetivo foi conhecer a estrutura operacional da concessionária, em especial o sistema de coleta em tempo seco, em que o esgoto das galerias pluviais é interceptado e enviado para tratamento. O método se tornou referência de avanço do saneamento nas cidades atendidas pela concessionária.

A visita contou com a participação de representantes da Águas do Rio, empresa que também integra o grupo Aegea e que está avançando na implantação do mesmo sistema para proteção e recuperação da Baía de Guanabara. O novo método já está gerando reflexos positivos na qualidade da água e vida marinha em praias da cidade do Rio de Janeiro.

“Maricá tem lagoas lindas, que atualmente não são balneáveis. Resolvemos fazer esta visita técnica para conhecer como a Prolagos opera, a maneira como trabalha, e levar para o nosso município. Lá, muita gente não sabe o que é tempo seco. Tivemos esse conhecimento aqui, para implementar os cinturões para a nossa cidade e saneá-la. Acreditamos que esse sistema nos dá a resposta imediata que precisamos”, comentou a presidente da Sanemar, Márcia Ferreira.

Atualmente, Maricá possui 14% da cidade atendida com sistema de esgotamento sanitário e a Companhia tem planejamento para torná-la totalmente saneada até 2029. A Lagoa de Maricá é um dos principais pontos turísticos da cidade, e, por ter apenas um ponto de saída para o mar, torna o cenário muito parecido com o da Lagoa de Araruama no início da concessão da Prolagos.

Os avanços no saneamento nas cinco cidades atendidas pela concessionária e a qualidade da água da Lagoa de Araruama, diretamente ligados à utilização do sistema em tempo seco, se tornaram referência.

“Estou bem impactado positivamente com toda a estrutura, a qualificação técnica, a implementação de tecnologia associada à engenharia para o tratamento de esgoto no modo geral. Então, o sistema de tempo seco é um sistema que nós queremos levar para a nossa cidade, fechar o nosso cinturão de lagoa, interceptar os nossos cursos de água lá que contribuem diretamente com o sistema lagunar. Queremos, com essa parceria, avançar e sanear toda a nossa cidade, todo o nosso sistema lagunar”, destacou o diretor-técnico da Sanemar, Rodrigo Abreu.

Os representantes da Companhia se encontraram com a diretora-executiva da Prolagos, Aline Póvoas, a executiva Institucional, Roberta Moraes, e o corpo técnico da concessionária, que apresentou o sistema de tempo seco e o Centro de Controle Operacional (CCO), onde os equipamentos são monitorados 24 horas por dia. Depois, visitaram algumas unidades, como a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de São Pedro da Aldeia, que passou recentemente por obras de ampliação e modernização.

“Receber a equipe da Sanemar reforça a importância da colaboração no saneamento e nos fortalece como uma referência técnica. O Sistema em Tempo Seco é um pilar da nossa operação e foi crucial para a recuperação da Lagoa de Araruama, que hoje tem a maior parte de suas praias balneáveis. A visita de Maricá, que tem desafios semelhantes, mostra que estamos no caminho certo ao integrar engenharia, tecnologia e gestão para construir soluções eficientes. O saneamento é uma rede, e compartilhar esse conhecimento é fundamental para avançarmos”, disse a diretora-executiva da Prolagos, Aline Póvoas.

540784618 25458278827094556 134649635805596670 n
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias