InícioDestaqueSinal do 5G foi liberado em todo Rio de Janeiro, população deve...

Sinal do 5G foi liberado em todo Rio de Janeiro, população deve substituir a parabólica tradicional

As cidades que ainda faltavam entraram na lista nesta quarta-feira (13). Siga Antenado segue fazendo a troca gratuita para novo modelo digital para população de baixa-renda

Nesta quarta-feira (13), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a implantação do 5G em mais 212 novas cidades brasileiras, sendo que o estado do Rio de Janeiro entrou com todos os municípios na lista dos lugares onde o novo sinal passa a operar.

A partir desse anúncio, as operadoras de internet que atuam nessas localidades podem solicitar ativação da tecnologia ultrarrápida. Isso faz com que a substituição da parabólica tradicional pelo novo modelo digital seja necessária. A Siga Antenado segue distribuindo kits com equipamento e instalação gratuitamente para famílias inscritas no CadÚnico e que tenham o antigo aparelho ainda funcionando em casa.

Com a nova leva de cidades, serão 2.024 municípios brasileiros com autorização para ativação do 5G – e essa leva pegou todo o Rio de Janeio.

A troca é necessária porque o modelo tradicional – que utiliza a Banda C para transmitir a programação – vai deixar de funcionar, e os canais vão migrar para a Banda Ku, utilizada pela nova parabólica digital. Antes mesmo de o sinal parar de ser transmitido, quando a quinta geração de internet móvel for ativada na região, os usuários do equipamento podem perceber interferências, como chiados, chuviscos e até perda de acesso a alguns canais. Isso acontece porque o 5G também chega à população através da Banda C.

Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, entidade responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para as parabólicas digitais (banda Ku), explica que o novo equipamento tem inúmeras vantagens em relação ao modelo tradicional. “Os benefícios mais visíveis da nova tecnologia são novos canais, programação regional e melhor qualidade de imagem e de som. Mas é importante lembrar que, em breve, a parabólica tradicional deixará de funcionar por completo. Então, quanto antes se fizer a troca, mais cedo poderá aproveitar os benefícios da nova parabólica digital”.

Famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico do Governo Federal e que utilizam a parabólica tradicional para assistir à TV têm direito à instalação gratuita da nova parabólica digital.  Para saber se tem direito e se o agendamento está aberto na sua cidade, o interessado deve acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo