A Prefeitura de Maricá abriu oficialmente nesta sexta (14) a 7ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), que neste ano homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo e será marcada pelo lançamento do livro “Testemunho: Darcy Ribeiro por ele mesmo”, em alusão ao centenário do escritor, que faria 100 anos no dia 26 de outubro se estivesse vivo. A festa literária acontece até o dia 26/10, das 8h às 21h, na área externa do Centro Administrativo de Itaipuaçu (Rua Van Lerbergue, nº 249).
O prefeito Fabiano Horta (PT) disse que esta edição marca a descentralização da Flim, que pela primeira vez não é realizada no primeiro distrito (Centro), e também falou a distribuição de vouchers para alunos da rede estadual e do Instituto Federal Fluminense (IFF).
“A Flim em Itaipuaçu é um marco da integração de Maricá. É o distrito mais pujante, que mais se desenvolve e pra nós é um símbolo de aproximação permanente e vamos levar a Flim para outros locais porque o sentido do território tem que ser ocupado como um todo. Também estamos integrando a rede estadual e o IFF para que esses estudantes sejam ativos e com direito a vouchers. A feira representa a dimensão do que não podemos perder, que é a capacidade de formar estudantes com senso crítico porque a única coisa que é imponderável é o poder transformador da educação na sociedade”, declarou o prefeito.
Na abertura, o cantor Ronaldo Valentim apresentou a música “Plantar leituras muda histórias” composta especialmente para esta edição onde cita os homenageados Conceição Evaristo e Darcy Ribeiro.
Também presente na abertura, a secretária de Educação Adriana Luiza da Costa destacou que a Flim é de fato uma verdadeira festa dos livros e de conhecimento entre alunos, moradores e visitantes.
Escrevivências para o futuro por Conceição Evaristo
O primeiro dia da Flim foi marcado pela participação da homenageada desta 7º edição, a escritora mineira Conceição Evaristo, que debateu sobre o tema “Sustentabilidade social e educacional: Escrevivências para o futuro”. O encontro aconteceu na tenda Fábulas e contou com a participação da escritora Natasha Felix, do escritor João Corujão e mediação da pedagoga Sandra Gurgel.
Conceição Evaristo é uma romancista, poeta e contista cujas obras abordam a vivência das mulheres negras – suas principais protagonistas – são repletas de reflexões acerca das profundas desigualdades raciais brasileiras. Misturando realidade e ficção, seus textos são valorosos retratos do cotidiano, instrumentos de denúncia das opressões raciais e de gênero, mas também se voltam para a recuperação da ancestralidade da negritude brasileira. Morando há 10 anos no bairro Divineia, Conceição disse que ser homenageada numa festa literária mostra o reconhecimento do município com uma escritora negra.
“Isso simboliza o desejo da cidade de incorporar outros discursos e vozes e fazer desses espaços literários um local democrático, onde o público mais diverso possível possa participar e ser protagonista do próprio evento. Só tenho a agradecer a Prefeitura de Maricá pela homenagem”, declarou a escritora.
A escritora e poeta Natasha Felix estava radiante com a oportunidade de dividir a mesa de debates com Conceição Evaristo, que, segundo Natasha, é uma referência na literatura brasileira.
“Estou com o coração a mil. Não tem como a gente passar pela história da literatura brasileira sem passar pela Conceição Evaristo. A escrita é muito ampla, com contos e poesias e personagens construídos de forma bem profunda. A gente consegue se enxergar em seus livros”, afirmou.
Além da homenagem à escritora mineira, a Flim também marcou o lançamento do livro “Testemunho: Darcy Ribeiro por ele mesmo”, em alusão ao centenário do escritor, que faria 100 anos no dia 26/10 se estivesse vivo. A obra inédita foi lançada neste sábado (15), Dia do Professor, profissão exercida pelo educador Darcy Ribeiro.
Participantes da Flim
Também participam da festa literária a escritora Ana Maria Machado, Antônio Torres, Viviane Mosé, Renata Costa, Beatriz Myrrha, Natasha Félix, Heleine Fernandes, Sonia Rosa, Otávio Jr, Dayse Sena, Andrea Serpa, Rita Rosa, José Pacheco e as chefs Bela Gil e Tainá Marajoara.
Com participação de 80 editoras, a festa literária é gratuita e tem diversas atrações para crianças e adultos, como oficinas, palestras, tenda sensorial, shows, cosplay, feira de livros, museu cultural, cinema, praça de alimentação, entre outras atividades.
PROGRAMAÇÃO
Sábado (15) – Homenagem aos Professores: “Abram Alas para Darcy Ribeiro”
9h – Oficina de Desenhos com o Cartunista Paulo Alves “Guaraná e sua turma” Público Infantil
10h – Final Festart: Categoria Dança
10h – Pintura Facial
10h30 – Oficina de jardinagem
12h – resgate de brincadeiras antigas
14h- Gabriella Vieira- Cosplay Emma
14h – Recreação
14h30 – Lançamento do Livro “Testemunho” – Editora Record – Auto Biografia de Darcy Ribeiro
15h – Mesa de Debates: Sustentabilidade ambiental e educacional “Abram alas para Darcy Ribeiro e ao povo brasileiro” com Beatriz Myrra
15h30 – Contação de Histórias
17h – Show Gospel com a Banda Chega Mais para Cristo
19h30 – Banda Biermen
Domingo (16) – Domingo da Alegria
10h – Apresentação de Saxofone- Professora Joseane Alegre
10h – Apresentação de música com Ruasia
10h30 – Festart – Final da categoria Música
11h – Apresentação Mágico Dragon e seu Boneco Falante Trancinha
14h – Teatro – O Capitão Livrão – Público Infantil
14h – Banda Tá Tudo em Casa
18h – Show com Mariana Cunha e Banda