O início de setembro marca a chegada de uma nova onda de calor que promete elevar as temperaturas em diversas regiões do Brasil e, possivelmente, bater recordes históricos para o mês. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de perigo potencial devido ao calor excessivo, válido a partir das 12h desta terça-feira (3) até as 18h de quinta-feira (5).
De acordo com o Inmet, as temperaturas podem chegar a 5ºC acima da média, afetando principalmente as regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Além do calor, a baixa umidade do ar também é uma preocupação, com um alerta amarelo vigente até as 21h desta segunda-feira (2) cobrindo grande parte do país.
Segundo o Climatempo, a persistência da onda de calor pode se estender até meados de setembro em algumas regiões. A previsão é de que uma nova frente fria chegue apenas a partir do dia 19, trazendo alguma possibilidade de chuva. No entanto, a quantidade de precipitação esperada é pequena e concentrada na segunda quinzena de setembro e início de outubro.
Em Cabo Frio
Na cidade de Cabo Frio, a previsão para esta segunda-feira é de céu com muitas nuvens e temperaturas entre 17°C e 28°C. Apesar do calor, não há previsão de chuva para os próximos dias.
*Imagens: YouTube Point do Forte.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.