A mais recente pesquisa eleitoral realizada nos dias 13 e 14 de setembro de 2024, pela Ágora Pesquisa, confirma a liderança sólida de Dr. Serginho (PL) na corrida pela prefeitura de Cabo Frio. O candidato atingiu 67% das intenções de voto na pesquisa estimulada, ampliando a vantagem para 51 pontos percentuais sobre a atual prefeita, Magdala Furtado (PV), que aparece com 16%.
Um dado importante deste levantamento é a queda na rejeição de Magdala, que passou de 44% para 43% em comparação à última pesquisa. No entanto, ela ainda detém o maior índice de rejeição entre todos os candidatos.
O levantamento, registrado sob o número 06406/2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e divulgado nesta segunda-feira (16), foi conduzido com uma amostra de 403 eleitores, com idade entre 16 e 75 anos, distribuídos proporcionalmente quanto a idade, sexo e local de moradia. A pesquisa, realizada por meio de entrevistas face a face, tem margem de erro de 5% e um nível de confiança de 95%.
Intenções de voto espontânea e estimulada
De acordo com a pesquisa, o candidato Dr. Serginho é o líder absoluto na corrida eleitoral. Na pesquisa espontânea, onde os eleitores indicam seu candidato sem que nomes sejam apresentados, Dr. Serginho aparece com 55% das intenções de voto, muito à frente dos demais candidatos. Em segundo lugar está a atual prefeita, Magdala Furtado, com 13%, seguida por Rafael Peçanha (REDE) e Vinícius Seguraço (UP), ambos com 1%. Um percentual significativo de 29% dos eleitores não soube ou preferiu não responder.
No cenário de pesquisa estimulada, onde os nomes dos candidatos são apresentados, Dr. Serginho amplia ainda mais a vantagem, alcançando 67% das intenções de voto. Magdala Furtado aparece em segundo lugar, com 16%, seguida por Rafael Peçanha, com 4%, e Fernando Luiz Cardoso (NOVO) e Vinícius Seguraço, ambos com 1%. Nesse cenário, 3% dos eleitores optariam por votar em branco ou nulo, e 3% se declararam indecisos.
Rejeição dos candidatos
A pesquisa também avaliou a rejeição dos candidatos. Magdala Furtado lidera nesse quesito, com 43% dos eleitores afirmando que não votariam nela em hipótese alguma. Em segundo lugar aparece Dr. Serginho, com 9% de rejeição, seguido por Rafael Peçanha (6%), Vinícius Seguraço (4%) e Fernando Luiz Cardoso (3%). Curiosamente, 35% dos eleitores declararam não rejeitar nenhum dos candidatos.
Avaliação da gestão atual
A pesquisa também avaliou o desempenho da atual prefeita, Magdala Furtado. A gestão dela enfrenta desaprovação significativa, com 69% dos entrevistados avaliando seu governo negativamente. Apenas 28% aprovam a administração, enquanto 3% não souberam ou preferiram não responder.
Perfil dos entrevistados
O perfil dos entrevistados revela uma predominância do público feminino (54%), com o restante (46%) sendo composto por homens. Quanto à faixa etária, o maior grupo é de pessoas entre 45 e 59 anos (29%), seguido de 35 a 44 anos (21%), 25 a 34 anos (20%), 60 anos ou mais (18%) e 16 a 24 anos (13%).
Em relação à escolaridade, 59% dos entrevistados possuem ensino médio, 28% têm ensino fundamental e 12% têm nível superior. Quanto à renda, 36% dos eleitores entrevistados declararam ganhar até um salário mínimo, 28% possuem renda entre 1 e 2 salários mínimos, e 19% entre 2 e 5 salários mínimos.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.