A cidade de Búzios vai receber, a partir deste mês, a Escola Móvel Pet do Senac RJ, que oferecerá gratuitamente 50 vagas em cursos de capacitação profissional para quem deseja atuar no setor pet. As inscrições serão realizadas na próxima terça-feira (8), das 10h às 19h, na Praça do INEFI, localizada na Rua Ermelinda, Estrada dos Búzios, no bairro da Rasa.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Senac RJ, o Sindicato do Comércio Varejista da Região dos Lagos (Sindcom) e a Prefeitura de Búzios. As aulas terão início na próxima quinta-feira (10) e serão ministradas no próprio local, dentro da unidade móvel.
O veículo é equipado para funcionar como sala de aula e espaço de práticas voltadas aos cuidados com cães e gatos. Serão oferecidos os cursos de “passeador de cães” e “banho e tosa em cães e gatos”, ambos com certificado de participação ao final.
Para se inscrever, é necessário ter pelo menos 16 anos de idade e ter concluído o Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano). Os interessados devem apresentar cópia da identidade, CPF e comprovante de residência. No caso de menores de 18 anos, é obrigatória a presença de um responsável legal no ato da inscrição, com apresentação dos mesmos documentos, em cópia e original.
As turmas estão divididas em dois turnos para cada curso. As aulas de banho e tosa começarão no dia 5 de agosto e serão realizadas às terças, quartas e quintas-feiras, com turmas das 13h às 17h e das 18h às 22h. Já as aulas de passeador de cães estão previstas para iniciar na quinta-feira, também com turmas nos mesmos dias e horários.
O Senac RJ atua há 79 anos na formação profissional de trabalhadores do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo no estado. Desde janeiro de 2023, a instituição é signatária do Pacto Global da ONU e mantém iniciativas voltadas à inclusão social por meio da educação para o trabalho.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.