A prefeitura de Saquarema realizou um seminário em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. O evento ocorreu no polo da Universidade de Vassouras, em Bacaxá, e contou com a presença de 119 participantes, entre estudantes e profissionais das áreas de saúde, nutrição e serviço social, além de técnicos da Secretaria Estadual de Saúde.
Durante o seminário, especialistas do Programa Municipal de Tuberculose ministraram palestras com o objetivo de informar e sensibilizar o público sobre os cuidados, prevenção e combate à doença. A ação teve como foco reforçar a importância do diagnóstico precoce e do início imediato do tratamento como principais estratégias para evitar a transmissão.
Enfrentamento à doença em Saquarema
O município de Saquarema mantém, por meio da rede pública, um trabalho contínuo de enfrentamento à doença. O Programa Municipal de Tuberculose oferece acolhimento, consultas e medicação gratuitamente.
O atendimento do Programa Municipal de Tuberculose ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Fábio Lúcio dos Santos, no bairro Verde Vale, em frente à Cidade da Saúde. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar, que também solicita os exames necessários para o diagnóstico, realizados pelo Laboratório Municipal.
Entre os sintomas mais comuns da doença estão a tosse persistente com ou sem catarro por mais de três semanas, febre baixa no período da tarde, sudorese noturna, emagrecimento, falta de apetite, palidez e fraqueza. A vacinação com a BCG, indicada para crianças com menos de um ano, é uma das formas de prevenção das formas graves da tuberculose.
O tratamento, segundo o programa, deve ser feito por no mínimo seis meses, sem interrupções. Com 15 dias após o início do tratamento, o paciente já deixa de transmitir a doença. A cura só é confirmada após avaliação médica ao final do tratamento.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).