Em celebração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado no domingo (18), Arraial do Cabo realiza ao longo desta semana uma programação especial dedicada à saúde mental e à valorização do cuidado em liberdade. As atividades ocorrem no novo endereço do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Nise da Silveira, agora localizado na Rua Vilas Boas, nº 131, no bairro Canaã.
A abertura da programação aconteceu nesta segunda-feira (19), com uma roda de conversa às 10h, reunindo profissionais da saúde e usuários do serviço. O encontro teve como tema central os princípios da luta antimanicomial, que defende o fim do isolamento compulsório e propõe práticas terapêuticas baseadas em inclusão, escuta e respeito.
Na quarta-feira (21), os usuários do CAPS participarão de um passeio cultural em bugres por pontos turísticos da cidade, com saída da sede às 15h30. O destino será o Pontal do Atalaia, onde o grupo assistirá ao pôr do sol. A atividade busca integrar lazer e convívio social ao processo terapêutico.
Por fim, na sexta-feira (23), a programação será encerrada com uma oficina de lettering, às 10h30. Nela, os participantes poderão expressar-se artisticamente pintando uma das paredes do novo espaço com frases e palavras que dialogam com suas vivências.
Ao longo de toda a semana, o público também poderá conferir a exposição “Arte e Resistência”, com obras de Adilsa Napoleão Silva, usuária do CAPS. Aos 59 anos, Adilsa é natural de Recife, cresceu em São Gonçalo e vive em Arraial do Cabo desde que se casou. Ela começou a pintar ainda na infância, influenciada pela mãe, e atualmente participa das oficinas terapêuticas do serviço. Suas obras refletem sua história e expressam sentimentos de luta e superação.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).