Após dias de sol e calor intenso, a semana começa com mudança no tempo na Região dos Lagos. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de chuvas intensas, classificado como perigo, com início às 9h03 desta segunda-feira (19) e validade até as 23h59 do mesmo dia.
De acordo com o Inmet, o alerta prevê chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou acumulados de 50 a 100 mm por dia, além de ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h. Entre os riscos potenciais estão alagamentos, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e possíveis cortes no fornecimento de energia elétrica.
A instabilidade está associada à formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema meteorológico responsável por aumentar a nebulosidade e favorecer a ocorrência de chuvas persistentes. Segundo o órgão, a atuação da ZCAS deve impactar diretamente as cidades da região ao longo da semana.
Nesta segunda-feira, a previsão ainda indica céu aberto durante a manhã, com temperaturas variando entre 23ºC e 36ºC. A partir da tarde, no entanto, a nebulosidade aumenta e há possibilidade de chuvas isoladas no fim do dia.
Já a partir de terça-feira (20), a chuva tende a ganhar força. O Inmet aponta a possibilidade de precipitações de até 30 mm por hora ou 50 mm por dia, acompanhadas de ventos de até 60 km/h, cenário que deve se estender até o próximo fim de semana. Com a mudança no tempo, os termômetros também devem registrar queda, e as temperaturas máximas podem ficar abaixo dos 25ºC até sexta-feira (23).
*Imagens: YouTube Point do Forte.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






