15/12/2024 — 22:32
  (Horário de Brasília)

‘Sem anistia para os golpistas’: Cabo Frio tem ato na Praça Porto Rocha, nesta terça (10)

Manifestação acontece a partir das 17h

Compartilhe

Com a repercussão da quebra de sigilo do inquérito da Polícia Federal (PF) sobre a tentativa de golpe de Estado em 2022, protestos estão marcados para tomar as ruas de todo o país nesta terça-feira (10), Dia Internacional dos Direitos Humanos, sob o mote “Sem anistia! Prisão para todos os golpistas”. As manifestações são convocadas pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Em Cabo Frio, a concentração ocorre a partir das 17h, na Praça Porto Rocha, no Centro da cidade, com participação de movimentos sociais, sindicatos, coletivos estudantis e militantes progressistas da Região dos Lagos.

No último 21 de novembro, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os generais Augusto Heleno, Braga Netto e mais outros 34 investigados foram indiciados pela PF pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

A investigação aponta uma organização estruturada e coordenada para manter Bolsonaro no poder após a derrota na eleição de 2022. Ela revelou que o plano golpista incluía os assassinatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O documento foi encaminhado à Procuradoria Geral da República (PGR), que define se apresenta a denúncia, solicita novas diligências ou arquiva o processo.

“Reafirmamos a necessidade de mobilizar e combater o golpismo em todas as suas formas, repudiando qualquer tentativa de anistia aos responsáveis pelos ataques de 8 de janeiro. A luta pela punição dos golpistas é essencial para defender e aperfeiçoar a democracia e enfrentar o avanço do fascismo no país”, destaca a Frente Brasil Popular nas redes sociais. “Por fim, destacamos a importância da mobilização popular nas ruas para fortalecer as iniciativas das vias institucionais e assegurar medidas concretas que impeçam novos ataques à nossa democracia”, finaliza o texto.

“Não há democracia sem memória, verdade e justiça! Vamos ocupar as ruas e dizer em uma só voz”, dizem as associações responsáveis por organizar o ato no município cabo-friense.

Kauã Barreto
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo