Neste sábado (29), véspera do segundo turno das eleições que decidem o próximo presidente do Brasil, apoiadores dos candidatos Lula e Bolsonaro se reuniram em atos em Cabo Frio. Grupos políticos dos dois candidatos dividiram as ruas em carreatas com caixas de som, bandeiras e distribuição de adesivos para declararem seus votos.
A movimentação pró-Bolsonaro teve início em São Cristóvão e contou com a presença do deputado estadual reeleito e maior cabo eleitoral do candidato na Região dos Lagos, Dr. Serginho (PL). A concentração dos carros estava marcada para às 9h22, e seguiu rumo à Praia do Forte, passando pelo Centro fazendo um buzinaço.
Já os apoiadores de Lula se reuniram a partir das 9h ao lado da Praça do Jardim Caiçara e percorreram os bairros do Itajuru, Porto do Carro e Jardim Esperança, seguindo até Tamoios pela Estrada da Integração. “A carreata será o encerramento da campanha que temos feito durante todo este mês na Região dos Lagos”, contou o coordenador regional da campanha de Lula na região, Ricardo Cardoso.
Na sexta-feira (28), Cabo Frio também contou com atos. A movimentação pró-Lula aconteceu na Praça Porto Rocha e contou com a presença do deputado federal Glauber Braga (PSOL). Na vizinha Búzios, teve “Sextou Lula com Cultura” – organizado pelo secretário de Cultura, Luiz Romano, o cineasta Milton Alencar e Manoel Vieira -, com apresentação de vários artistas da região e convidados da capital na Praça Santos Dumont, de onde partiu o cortejo pelo Rua Turíbio de Farias até a Rua das Pedras, retornando para a Praça Santos Dumont.
Ainda em Cabo Frio, pela manhã de sexta-feira (28), Dr. Serginho esteve acompanhado do ex-candidato a deputado federal, Jefferson Vidal (PODE) e equipe, para mais um adesivaço. Em meio ao trânsito intenso da Rua Samuel Agenor Angenitsky, na área central da cidade, lá estavam fazendo o chamamento em prol de seu ‘capitão’.
Últimas pesquisas
Sete pesquisas de intenção de voto para o cargo de presidente da República vão ser divulgadas ao longo deste sábado (29/10), que antecede o dia da votação final entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL).
De acordo com o registro feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os institutos que registraram os últimos levantamentos no dia 23 de outubro: Datafolha, Ipec, Quaest, Atlas, Paraná Pesquisas e Verita. O candidato eleito em segundo turno, realizado neste domingo (30/10), tomará posse em 1° de janeiro de 2023.