A segunda fase da matrícula na Rede Estadual começou às 8h desta quarta-feira (4). Estudantes que já confirmaram sua inscrição e desejam mudar de escola podem acessar o site Matrícula Fácil para solicitar transferência para outra unidade, conforme a disponibilidade de vagas. Ao todo, são mais de 1.200 unidades de ensino, com oportunidades em Escolas de Novas Tecnologias (E-Tecs), interculturais e com Itinerários de Formação Técnica e Profissional, entre outras opções.
Todo o processo de matrícula ocorrerá exclusivamente de forma on-line. Após acessar o site www.matriculafacil.rj.gov.br, o interessado, com matrícula ativa, deverá verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis. Para que seja feita a transferência, ele deverá clicar em “Transferência de Aluno Seeduc” e fazer todo o processo. Só poderá ser feita uma opção de escola.
Neste ano, o site da matrícula da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro está com uma ferramenta inédita de acessibilidade, sendo pioneira neste tipo de estrutura em todo o país, trazendo mais facilidade para a realização das inscrições.
Caso a escola possua ainda vaga disponível, a inscrição deve ser realizada no site, e o aluno ou responsável (para estudantes menores de idade) terá até dois dias úteis para ir à unidade escolar e confirmar a transferência. As escolas sem vaga nova disponível terão um cadastro para transferência, que não ultrapassará 20% das vagas ofertadas por série/curso/turno da unidade escolar.
Conforme as vagas forem surgindo, o sistema convoca o candidato da vez, respeitando a ordem de inscrição. Neste caso, assim que surgir a sua vaga, o aluno receberá um e-mail de convocação para comparecer à escola selecionada.
Vale ressaltar que a transferência de turma no mesmo turno é solicitada na escola, mas se essa mudança implicar na alteração de turno, deverá ser solicitada pelo site, sempre mediante a disponibilidade de vagas.





