A Segunda Oficina de Planejamento Participativo do Projeto Orla Cabo Frio será realizada nesta semana, na quarta (21) e quinta-feira (22), no Iate Clube do Rio de Janeiro (subsede de Cabo Frio), e nesta sexta-feira (23), no auditório da Prefeitura. Nesta etapa, serão construídas as propostas de ações e diretrizes para resolução dos problemas identificados e para a otimização das potencialidades mapeadas para cada trecho de orla das quatro Unidades de Paisagem trabalhadas.
Na ocasião, também será tratado o Comitê Gestor da Orla Municipal, que configura o núcleo de articulação e deliberação do Projeto Orla em nível municipal. O comitê tem a premissa de divulgar, discutir, articular, acompanhar, monitorar, fiscalizar, avaliar e deliberar a respeito do conjunto de ações pertinentes ao Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI), assim como propor adequações e realinhamento delas ao longo do tempo.
A principal característica do Projeto Orla é a inserção da sociedade civil organizada como ator ativo na construção das propostas, ou seja, os utilizadores decidindo o futuro e a forma de desenvolvimento.
PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO
A primeira etapa da oficina do Projeto Orla de Cabo Frio ocorreu entre os dias 25 e 29 de julho, quando foram desenvolvidas metodologias de construção de diagnóstico, classificação e formulação de cenários, mobilizando mais de 120 pessoas ao longo dos encontros. Os dados resultantes do processo participativo da primeira etapa foram disponibilizados para consulta pública neste link.