Na última semana, Jailton informou que a Secretaria de Meio Ambiente estava preparando um relatório técnico e jurídico que seria encaminhado ao Ministério Público e à Polícia Civil. O documento teria como objetivo detalhar as responsabilidades do influenciador e também da embarcação responsável pelo passeio.
O secretário afirmou que já há indícios de reincidência, apontando que foram identificados outros vídeos semelhantes envolvendo Yuri. Ele adiantou que o município deve aplicar multa, mas reforçou que as autoridades competentes também irão analisar o caso.
Além da responsabilização do influenciador, o episódio gerou alerta para visitantes da Ilha do Japonês, área onde há grande presença de aves e outros animais silvestres. “Isso é lei de crimes ambientais. Vamos continuar o trabalho de fiscalização e segunda-feira o relatório já deve estar pronto para ser entregue em mãos à Polícia Civil”, destacou Nogueira.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.