16/09/2025 — 09:48
  (Horário de Brasília)

Secretário de Meio Ambiente entrega à polícia investigação sobre caso de gaivota na Praia do Forte

Ato foi registrado por uma banhista; ave conseguiu voar após ser solta

Compartilhe

O secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Jailton Nogueira, esteve nesta segunda-feira (15) na 126ª Delegacia de Polícia para entregar ao delegado a abertura de investigação sobre o caso em que um homem foi flagrado segurando uma gaivota na Praia do Forte, no último fim de semana. Como o autor não foi identificado, a apuração ficará a cargo da Polícia Civil.

A cena foi registrada por uma banhista que, ao ouvir o grito da ave, percebeu a ação e fez a gravação. Pouco depois, o animal foi solto e conseguiu voar. O episódio reacendeu discussões sobre o manuseio de animais silvestres, prática considerada crime ambiental pela Lei nº 9.605/1998. A legislação prevê multa e até detenção para quem captura, mantém em cativeiro ou interage de forma imprópria com a fauna brasileira.

Especialistas alertam que, além do risco físico, esse tipo de conduta pode prejudicar a saúde das aves e gerar desequilíbrios no ecossistema. O contato frequente com humanos, por exemplo, pode tornar as gaivotas mais agressivas em áreas de grande movimento de banhistas.

Na mesma ocasião, Nogueira também registrou ocorrência contra o influenciador Yuri Magnífico, que na semana anterior publicou um vídeo agarrando uma gaivota durante um passeio de barco na Ilha do Japonês. O caso já havia levado a prefeitura a iniciar um relatório técnico que será enviado ao Ministério Público e à Polícia Civil.

Em nota, a administração municipal reforçou que é proibido tocar, alimentar ou manter contato com animais silvestres e orientou que casos de maus-tratos sejam denunciados à Polícia Civil ou pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal.

Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias