back to top
sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioSaúdeCovid-19Secretaria estadual registra aumento de atendimentos nas UPAs por Covid-19

Secretaria estadual registra aumento de atendimentos nas UPAs por Covid-19

Foi retomada, a partir desta terça (27), a divulgação do panorama da doença. O governo estadual reforça importância da vacinação e da adoção de medidas como lavar as mãos e usar máscaras para prevenir a disseminação da doença

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) retoma, nesta terça-feira (27), a divulgação do Panorama da Covid-19. A decisão foi tomada após os técnicos do Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) detectarem um aumento nos indicadores da doença.

Os dados registrados nas Semanas Epidemiológicas (SE) 29 a SE 33 – que compreendem o período de 14 de julho a 17 de agosto – apontam alta sustentada a partir da SE 29 em indicadores como a taxa de positividade, além de crescimento dos atendimentos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Os indicadores precoces – como positividade e procura nas UPAs, por exemplo –  sinalizam o aumento de casos antes mesmo da elevação registrada nos sistemas de informação. Por isso, o monitoramento é primordial para ações de preparação da SES-RJ no combate ao crescimento da doença.

Em relação à taxa de positividade, foi registrado aumento de 3% na Semana Epidemiológica (SE) 29 para 8% na SE 33, com um pico de 11% na SE 32. Sobre os atendimentos em adultos nas UPAs do Estado do Rio, houve crescimento de 239 casos na SE 29 para 480 na SE 33. A elevação também se mantém quando se refere a crianças atendidas. Na SE 29, foram 117 atendimentos; enquanto na SE 33, chegaram a 367.

“É muito importante que a população esteja imunizada contra a Covid. As vacinas estão disponíveis nos postos de saúde. A higienização correta das mãos é um gesto simples e fundamental nessa prevenção. Em caso de sintomas de gripe, use máscara e se houver falta de ar, febre, tosse seca, dor de garganta, procure uma unidade de saúde”, orienta a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Para consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19.

Alerta enviado aos municípios

Na última sexta-feira (23), a SES-RJ, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), emitiu comunicado a todos os municípios do Estado do Rio, alertando sobre o aumento nos indicadores precoces da Covid-19. O alerta informa que não foi identificada nova variante em circulação e que não há crescimento na solicitação de leitos. Entretanto, destaca a necessidade de reforço das medidas de prevenção e controle da doença.

O documento orienta sobre a necessidade de distanciamento físico, quando houver diagnóstico de síndrome gripal por Covid-19; além de  reforço de medidas simples como lavagem das mãos com água e sabão, e não compartilhamento de objetos de uso pessoal, como talheres, garrafas e maquiagem. Deve-se evitar a utilização das mãos durante o momento do espirro. A vacinação é fundamental para prevenir a disseminação da doença, bem como o uso de máscaras.

No comunicado, a SES reforça que as unidades de saúde públicas e privadas devem notificar os casos de síndrome gripal por meio do Sistema E-SUS Notifica. A medida é válida para unidades de atenção primária, consultórios, clínicas, centros de atendimento, pronto-atendimento e Serviços em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo