23/06/2026 — 14:38
  (Horário de Brasília)

Secretaria de Saúde do RJ autoriza aplicação de segunda dose da Pfizer para cidades sem estoque de AstraZeneca

Especialistas afirmam que a combinação é segura e pode evitar que as cidades suspendam a segunda dose, como aconteceu em Niterói na semana passada

Compartilhe

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro autorizou as cidades que estão sem estoque da vacina da AstraZeneca a aplicar uma segunda dose do imunizante da Pfizer. Especialistas afirmam que a combinação é segura e pode evitar que as cidades suspendam a segunda dose quando acabar com a vacina, como aconteceu em Niterói na semana passada.

A combinação de vacinas também é autorizada para pessoas que tiveram uma reação forte ao tomar a primeira dose da AstraZeneca.

O secretário de saúde, Alexandre Chieppe, destacou que a autorização atende a uma demanda dos municípios e esclarece que a decisão foi tomada em conjunto e com base em evidências científicas.

“Para não causar nenhum prejuízo a estas pessoas, principalmente em um cenário de circulação da variante delta, está autorizado, em caráter excepcional, naqueles municípios com falta da segunda dose da AstraZeneca, a aplicação da Pfizer. Não há prejuízo nenhum. Prejuízo seria se estas pessoas ficassem sem a segunda dose”, afirmou Chieppe.

Um estudo publicado na revista Nature já mencionou sobre a possibilidade de combinação de vacinas, afirmando que a resposta imunológica é semelhante ou até melhor que as duas doses da mesma vacina.

“Existe nenhum risco em relação a fazer isso e a eficácia parece ser melhor quando você mistura as vacinas. Vários outros municípios e cidades vão utilizar esta mistura até para que consiga acelerar a vacinação sem ter que parar por causa da falta de uma determinada vacina”, disse o médico infectologista Alberto Chebabo.

letys
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Jornalista pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e graduada em Comunicação Social pela Universidade Veiga de Almeida.

Repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023. Também é repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora e criadora de conteúdo para Web 3.0.

Atuou como produtora e repórter na Lagos TV, coordenadora de programação na InterTV - afiliada Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias