19/01/2025 — 02:01
  (Horário de Brasília)

Secretaria de Saúde do Rio investiga caso suspeito de hepatite aguda em criança de Araruama

Outros cinco casos em diversos municípios fluminenses também seguem sendo investigados pela SES/RJ

Compartilhe

Um caso suspeito de hepatite aguda em criança de origem desconhecida, moradora de Araruama, está em investigação no estado do Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. Outros cinco casos em diversos municípios fluminenses também seguem sendo investigados.

Um alerta foi emitido aos 92 municípios sobre o registro da doença em menores de 16 anos, com objetivo de orientar as secretarias municipais sobre a notificação correta dos casos para que eles possam ser monitorados.

As vigilâncias municipais, com apoio da estadual, acompanham os casos de duas crianças de 4 e 8 anos e um bebê de dois meses, na capital; uma criança de 3 anos, em Niterói, na Região Metropolitana; e outra de 2 anos, em Araruama, na Região dos Lagos. Também segue em apuração a morte de um bebê de oito meses, que morava em Maricá.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, a OMS (Organização Mundial de Saúde) emitiu um alerta sobre casos de hepatite aguda grave registrados no Reino Unido, no qual o agente causador da doença era desconhecido.

No último dia 24, o Ministério da Saúde repassou um comunicado aos estados sobre a necessidade de atenção a casos de hepatite aguda grave em que o paciente apresenta transaminases (enzimas intracelulares) acentuadamente elevadas, às vezes precedida por sintomas gastrointestinais.

“Estamos acompanhando a evolução da doença no mundo e monitorando junto às vigilâncias municipais os registros de casos suspeitos no estado. O alerta é justamente para que esses pacientes possam ser acompanhados e monitorados de forma correta”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Chieppe ressaltou que os pais e responsáveis devem ficar atentos aos sintomas das crianças.

“Se houver qualquer suspeita, elas devem ser imediatamente levadas a um serviço de saúde para que possam ser diagnosticadas e tratadas”.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, sendo as mais comuns as infecções pelos vírus tipo A, B e C, além do consumo abusivo de álcool ou outras substâncias tóxicas como medicamentos e drogas.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo