20/10/2025 — 20:06
  (Horário de Brasília)

Secretaria de Saúde descarta casos de intoxicação por metanol em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio

SES-RJ confirma que quatro pacientes tiveram resultados negativos, mas alerta sobre sinais de contaminação

Compartilhe

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) descartou neste sábado (18) a presença de metanol em exames laboratoriais de quatro pacientes que eram investigados como suspeitos no estado. Entre eles, dois eram de São Pedro da Aldeia e um de Cabo Frio.

Dos 17 casos notificados no estado, 15 já foram excluídos. Outros dois seguem sob investigação: um em Cabo Frio e outro em São João de Meriti.

“A notícia é um alívio, mas continuamos atentos e vigilantes. Orientamos a população a ficar alerta. Caso apareçam sintomas suspeitos após a ingestão de bebidas alcoólicas, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente”, afirmou a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

Os sinais mais comuns de intoxicação por metanol incluem visão turva, desconforto gástrico e gastrite. Em casos graves, a intoxicação pode causar cegueira irreversível ou até óbito.

Desde o início de outubro, quando a primeira suspeita foi registrada, a SES-RJ intensificou orientações sobre consumo seguro de bebidas alcoólicas, principalmente destiladas. As unidades de saúde estaduais receberam instruções para identificar sintomas compatíveis e enviar amostras ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), referência nacional para análises de metanol.

O Ministério da Saúde também enviou etanol farmacêutico e o antídoto fomepizol, distribuídos ao Hospital Estadual Anchieta, referência para tratamento de intoxicações por metanol no estado. A Secretaria adquiriu ainda um lote adicional de antídotos para garantir atendimento rápido caso surjam novos casos.

540784618 25458278827094556 134649635805596670 n
MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias