11/12/2024 — 22:30
  (Horário de Brasília)

Secretaria de Saúde de Búzios zera fila de espera para cirurgias ginecológicas laparotômicas

Nos últimos 12 meses, foram realizadas cerca de 400 cirurgias ginecológicas no município, incluindo laqueaduras por vídeo e outros procedimentos

Compartilhe

A Secretaria Municipal de Saúde de Búzios anunciou que a fila de espera para cirurgias ginecológicas abertas foi totalmente zerada. Todas as pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos já estão com as operações agendadas, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente.

Nos últimos 12 meses, foram realizadas cerca de 400 cirurgias ginecológicas no município, incluindo laqueaduras por vídeo e outros procedimentos. Esse número representa um marco importante para a saúde pública local, que antes enfrentava um tempo médio de espera de 8 a 10 meses para esses procedimentos. Segundo o secretário de Saúde, Leonidas Heringer, a reorganização dos serviços foi determinante para a redução das filas: “Implementamos um dia a mais de cirurgias por semana, passamos a realizar laqueaduras por vídeo e laparoscopia, o que nos permitiu ampliar o atendimento e reduzir drasticamente o tempo de espera”.

Entre os fatores que contribuíram para esse avanço, destaca-se a ampliação da capacidade cirúrgica e a introdução de novas tecnologias, como a laparoscopia. “Hoje, se uma paciente precisa de cirurgia ginecológica, conseguimos agendar para a semana seguinte, exceto as laqueaduras, que estão com vagas para janeiro devido a enorme procura”, explica Dra. Thayane Delazari, coordenadora da Maternidade e do Centro Cirúrgico de Búzios.

Além dos avanços na oferta de cirurgias, o município tem fortalecido as ações preventivas para evitar complicações ginecológicas que possam levar à necessidade de intervenção cirúrgica. “Estamos no Outubro Rosa, promovendo campanhas de prevenção ao câncer de mama e incentivando exames como o Papanicolau, realizados nos postos de saúde. Também reforçamos a vacinação contra o HPV para jovens, além do acompanhamento precoce no pré-natal”, acrescenta Dra. Thayane.

Essas medidas fazem parte de um esforço contínuo da Secretaria de Saúde para garantir atendimento de qualidade, reduzir o tempo de espera e promover a saúde preventiva entre as mulheres do município.

MTb 0022570/MG | Coordenadora de Reportagem  Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo