Secretaria de Meio Ambiente aldeense participa de encontro na Agenersa

Reunião tratou sobre projeto que evita o lançamento de água doce na Laguna de Araruama

221

O secretário de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia, Mario Flavio Moreira, participou de uma reunião na Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa). O encontro abordou a transposição de efluentes das estações de tratamento de esgoto para a bacia do Rio Una com objetivo de evitar o lançamento de água doce na Laguna de Araruama. Na ocasião também estavam presentes representantes do Consórcio Ambiental Intermunicipal Lagos São João.

Representando o município aldeense, o secretário de Meio Ambiente destacou os principais temas abordados no encontro. “Foi uma reunião muito produtiva, com representantes do Consórcio Ambiental Intermunicipal Lagos São João e Conselheiros da Agenersa. Além de falarmos sobre o futuro da Laguna de Araruama, fizemos um apanhado da evolução da discussão sobre o UNA”, pontuou.

Segundo Mario Flavio Moreira, a transposição de efluentes na bacia do Rio Una é um projeto antigo aprovado pela Agenersa em 2010. A responsabilidade de execução é da Concessionária Prolagos. A empresa apresentou outras propostas, como fazer os lançamentos no meio da Laguna de Araruama. Porém, essa hipótese foi reprovada pelos municípios localizados no entorno da Laguna de Araruama.

De acordo com relatório apresentado na reunião pelo presidente da plenária de ONGs do Consórcio Ambiental Intermunicipal Lagos São João, Arnaldo Villa Nova, a Laguna de Araruama é um corpo hídrico hipersalino, com baixo teor de nutrientes. Logo, não é compatível a receber efluentes de ETE’s de água doce e com altos teores de nutrientes. A partir desta conclusão, ficou deliberada uma reunião com todos os prefeitos da área de concessão da Prolagos e representantes da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa). O encontro está previsto para a primeira quinzena de agosto. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui