InícioCovid-19Saúde de Maricá vacina idosos acima de 95 anos

Saúde de Maricá vacina idosos acima de 95 anos

A vacinação contra a Covid-19 dos idosos acima de 95 anos em Maricá chegou a mais seis bairros nesta sexta-feira (12). Parte deste grupo recebeu a imunização em suas residências, enquanto outra parte foi vacinada nas instituiçoes de longa permanência. Além desses, as doses foram aplicadas também em profissionais de Saúde nas unidades. 
 
Entre as áreas beneficiadas estava a região do Bairro da Amizade, onde três pessoas foram imunizadas. O mais velho e também mais empolgado com a vacina era o português Manuel da Restauração Mendes Faria, de 98 anos. O morador de Jacaroá era só sorriso antes e depois de receber sua dose.

"Estou feliz, me sentindo bem", garantiu ele ao lado da filha, que também não vê a hora de se imunizar. "Toda a família toda está ansiosa para ser vacinada. É um alívio muito grande ver meu pai vacinado", comemorou Fátima Souza Feria, de 66 anos.

A mesma sensação de alívio foi descrita pela dona de casa Maria José Pereira Lobo ao ver, também imunizada, a mãe de 95 anos. "Isso traz esperança para nós porque, mesmo ela não saindo de casa e nós a protegendo, essa doença está por aí e nos preocupa. Peço a todos que se vacinem, é importante e quero que chegue logo minha vez", afirmou, emocionada ao lado da mãe, Maria Rosa Rodrigues Pereira. "Todo mundo tem que tomar mesmo", completou a idosa que mora no Bairro da Amizade.

Perto dela, outra família que ficou satisfeita com a vacina foi a de Alda Caldeirra de Mattos, de 96 anos. A sobrinha e cuidadora Kelly Cristina de Mattos agradeceu aos agentes de saúde por irem até sua casa. "A gente fica mais tranquilo agora, estamos muito gratos", garantiu ela.

Com relação ao cadastramento de idosos que ainda não estão nas planilhas da Estratégia de Saúde da Família (ESF), a Secretaria de Saúde esclarece que está sendo feito pelos Agentes Comunitários de Saúde em cada região e distrito da cidade (Ponta Negra, Centro, Inoã e Itaipuaçu) 

Além disso, em breve será possíbel também se cadastrar através de um número de WhatsApp que levará a um formulário específico no site da Prefeitura. A tecnologia automatizada torna o acesso ao cadastro mais fácil e rápido, e está em dase final de desenvolvimento. 
 
A Secretaria reitera que os idosos serão vacinados pela Atenção Primária em domicílio, seguindo a programação da SMS estabelecida a partir da quantidade de doses para a imunização contra a Covid-19 recebidas do Estado. Não é preciso se dirigir às Unidades de Saúfr da Família para fazer o cadastro. Os protocolos sanitários, em especial para idosos, reforçam a importância do isolamento social entre outras medidas de precaução. 

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content