Saúde de Cabo Frio terá ambulatório voltado para população de travestis e transexuais

Lançamento do serviço será nesta quarta-feira (29), às 14h, no Porto do Carro

919

A Prefeitura de Cabo Frio inaugura, nesta quarta-feira (29), às 14h, uma unidade de saúde especializada na atenção à população de travestis e transexuais do município. A iniciativa colabora para a inserção destes grupos nos serviços de saúde pública. O ambulatório ficará localizado na Rua Leonor Fonseca da Costa, s/n, no bairro Porto do Carro, com uma equipe multidisciplinar para atendimento aos pacientes.

A equipe da Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+ também vai auxiliar com apoio aos casos mais complexos, junto à equipe técnica do ambulatório.

“Pensar em um ambulatório trans para o município é pensar em uma nova forma de ingresso no Sistema Único de Saúde para travestis e transexuais, que historicamente sofrem com a discriminação e a invisibilidade frente às políticas públicas. A partir de agora, Cabo Frio terá um espaço de acolhimento criado para atender às pessoas trans ou com identidade de gênero diferente do sexo biológico. A prestação de saúde de forma humanizada e respeitando a individualidade dessas pessoas é essencial”, afirma o superintendente de Políticas Públicas LGBTI+, Pedro Rosa .

O ambulatório funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para ser atendido basta se dirigir ao local.

“A iniciativa reforça os passos que temos dado em prol da reestruturação da Atenção Básica e de uma saúde de fácil acesso para a população. A garantia de acesso ao tratamento público com psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e médicos preparados é essencial e colabora para legitimar as necessidades e especificidades de cada população, promovendo ainda a luta contra o preconceito”, explica o secretário de Saúde, Felipe Fernandes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui