O saquaremense João Chianca Chumbinho e Gabriel Medina venceram as baterias pelas oitavas de final do surfe nos Jogos Olímpicos Paris 2024 nesta segunda-feira (29) e duelarão por uma vaga na semifinal nas ondas de de Teahupo’o, no Taiti. As quartas de final estão programadas para a tarde desta terça-feira (30), mas podem ser adiadas devido às condições do mar.
Chumbinho conseguiu o somatório suficiente para avançar nos minutos finais da disputa com o marroquino Ramzi Boukhiam.
“Estou muito orgulhoso, as ondas proporcionaram os melhores 30 minutos da minha vida,” disse Chianca.
João superou Boukhiam por 18.10 a 17.80, em uma bateria repleta de excelentes ondas.
“A bateria foi muito intensa. Estava esperando há muito tempo por uma oportunidade assim, surfar Teahupo’o desse jeito,” completou Chumbinho.
Adversário do surfista de Saquarema, Medina confirmou todo o favoritismo ao ouro no surfe masculino dos Jogos Olímpicos Paris 2024 ao vencer a bateria das oitavas de final com um somatório de 17.40, contra apenas 7.04 de Igarashi Kanoa, medalhista de prata em Tóquio 2020.
Gabriel conseguiu, inclusive, uma nota 9.90 com uma onda quase perfeita logo no início da bateria.
“Fico feliz pelas condições, não é todo dia que temos algo assim, então a gente tenta aproveitar ao máximo,” afirmou Medina.
*Com informações do Olympics.com.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.