InícioMeio AmbienteAnimaisSaquarema ultrapassa meta de vacinação antirrábica estabelecida pelo Estado

Saquarema ultrapassa meta de vacinação antirrábica estabelecida pelo Estado

A imunização é destinada para cães e gatos a partir de quatro meses de vida

Ao todo, 21.823 animais foram imunizados durante a campanha de vacinação antirrábica em Saquarema, que aconteceu entre os meses de agosto e novembro. Destes, 17.181 foram cães e 4.642, gatos. Conforme a prefeitura, o quantitativo indica que o município ultrapassou a meta estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde.

Além disso, na cidade, a Campanha de Vacinação Antirrábica mobilizou mais de duzentos profissionais e voluntários estudantes do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Vassouras, que atuaram em todos os postos de imunização espalhados na cidade.

SOBRE A DOENÇA

A raiva é uma doença que acomete mamíferos e que pode ser transmitida aos homens, sendo portanto, uma zoonose. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais. Em alguns países desenvolvidos, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada, mas ainda é efetuada vigilância epidemiológica em função dos animais silvestres.

Em áreas urbanas, o cão é o principal alvo na transmissão da doença. No entanto, é necessário lembrar, que com o aumento da população felina, o gato passou a ser um dos principais transmissores da doença. Por esse motivo, é bom lembrar que é necessário imunizar cães e gatos.

A vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de quatro meses de idade e deve ser aplicada na região lombar através da via subcutânea. Aconselha-se não vacinar fêmeas grávidas, pois o estresse pode ocasionar o aborto. Além disso, não devem ser vacinados animais prostrados ou com diarreia, fêmeas em período de cio, animais com infestação de carrapatos ou pulgas ou bichos que estejam tomando antibiótico.

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo