O maior evento de surf da América do Sul está de volta para a terceira edição! O Saquarema Surf Festival acontece entre os dias 24 e 30 de abril, na praia de Itaúna (RJ). É a 3ª edição consecutiva superando o número de inscritos do ano passado, já são 215 atletas confirmados entre nomes consagrados do esporte e os da nova geração. O evento é confirmado pela World Surf League Latin America e terá transmissão ao vivo pelo site da World Surf League e também pelo TikTok da WSL Brasil.
O Saquarema Surf Festival reúne três competições distintas, que irão pontuar para os rankings regionais 2023/2024 da WSL Latin America — Qualifying Series, Longboard Pro e Pro Junior – para as categorias masculina e feminina, que são realizadas com o princípio de igualdade na premiação para homens e mulheres. Trata-se da única etapa do WSL Qualifying Series do país com pontuação máxima de 5.000 pontos da temporada, onde serão disputadas vagas para o Challenger Series 2024 (divisão de acesso para a elite mundial).
Entre os atletas confirmados estão Lucas Silveira, Ryan Kainalo, Mateus Herdy (Campeão Mundial Junior da WSL 2018), ex-tops do Championship Tour Ian Gouveia, Peterson Crisanto, Alex Ribeiro, Wiggolly Dantas, Raoni Monteiro e também o Campeão Mundial de Ondas Gigantes, Lucas Chumbo Chianca, Cauã Costa (Campeão do Saquarema Surf Festival 2022), Sophia Medina (Campeã do Saquarema Surf Festival 2021) e Isabelle Nalu.
No Longboard Pro, destaque para o bicampeão mundial Phil Rajzman, que competiu 25 anos na elite mundial. Entre outros atletas da modalidade estão Evelin Neves, Ayllar Cinti, Matias Maturano e Rodrigo de Souza.
Já no Pro Junior Sub-20, estão em jogo 1.000 pontos para os rankings e confirmados até o momento 68 atletas, muitos da nova e promissora geração do surfe nacional, entre eles, Cauã Costa (bicampeão do Saquarema Surf Festival e bicampeão sul-americano do Pro Junior), Ryan Kainalo (Campeão Junior Pro no WQS Punta Rocas Pro 2023), Heitor Muller, Gabriel Klaussner, Laura Raupp e Tainá Hinckel (Vice-Campeã do Saquarema Surf Festival 2022).
“O Saquarema Surf Festival já faz parte do calendário da WSL Latam há três anos e veio para ficar. Serão três eventos, o QS 5.000, o Longboard e o Pro Junior, com igualdade de premiação para homens e mulheres, com atletas consagrados e os da nova geração e isso faz o surfe crescer ainda mais”, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL Latin America.
Atletas do Centro de Treinamento Léo Neves são os convidados do festival
O Saquarema Surf Festival vai muito além da competição. Dedicado inteiramente ao surfe e ao estilo de vida da comunidade saquaremense, o evento mantém a tradição de revelar ídolos para o mundo. Neste sentido destaca-se o trabalho que vem sendo realizado pelo Centro de Treinamento Leo Neves que atende gratuitamente atletas iniciantes e profissionais entre 10 a 20 anos e valoriza os talentos locais. Inaugurado em 2021, o CT foi batizado em homenagem ao surfista carioca falecido em 2019, bicampeão brasileiro e que fez parte da elite mundial.
“É como muita satisfação que chegamos a 3ª edição como o maior festival de surfe da América do Sul e consolidamos o Saquarema Surf Festival no cenário do surfe atraindo grandes nomes do esporte e, sobretudo, fomentando a nova geração de surfistas que não tem oportunidade de competir em eventos internacionais”, afirma Pedro Dau de Mesquita, sócio-diretor da 213 Sports. “Assim como nas edições anteriores, cedemos todas as vagas de convidados para surfistas locais de Saquarema e, neste ano, em especial teremos quatro atletas do Centro de Treinamento Leo Neves, representando a cidade na categoria Pro Junior: Rafael Lutfy, Rickson Falcão, Allany Tuze e Sofia Tinoco”, completa.
Além dos quatro citados acima, são convidados também pelo evento Valentin Neves (filho de Léo Neves), Arthur Máximo, Tais Almeida, Kayane Reis, Anderson Silva e Maria Mari, todos de Saquarema.
A praia de Itaúna é considerada o Maracanã do Surf e recebe anualmente eventos de peso que somam pontos para rankings mundiais e da América Latina. “Receber pelo terceiro ano consecutivo o maior festival de surfe da América do Sul, é um privilégio, pois temos a oportunidade de levar o nome, a marca Saquarema para centenas de países. Junto, divulgamos nossa cultura, nossa gente, gastronomia e belas paisagens”, afirma a Prefeita de Saquarema, Manoela Soares.