O “Saquá Blues Rock Fest” será realizado em Saquarema entre os dias 26 e 28 de setembro, no Centro, com entrada gratuita. O evento vai reunir artistas nacionais em apresentações que valorizam o blues, gênero musical com raízes no século XIX, que influenciou diversos estilos ao redor do mundo.
A programação abre na sexta-feira (26), às 20h, com a Banda Big Bee. Na sequência, às 22h, Daniel Kink e C&A do Blues sobem ao palco. No sábado (27), Júlio Mallaguthi se apresenta às 19h, seguido por Bruno Rigoni Band, às 21h, e Red Blues Band, às 23h. Já no domingo (28), Léo Barreto & Blues Forever fazem às 18h30 o “Tributo a Celso Blues Boy”. Às 20h30, Marcos Ottaviano and His Blues Band assumem o palco, e às 22h30, Beat Shaver Blues encerra o festival.
O blues surgiu entre trabalhadores escravizados nas plantações de algodão do Sul dos Estados Unidos, no século XIX, misturando influências africanas e europeias. Ganhou força após a Guerra de Secessão (1861–1865), quando passou a se espalhar pelo país, alcançando também o público branco. Caracteriza-se por melodias melancólicas, letras simples e diretas e pelo uso de instrumentos como guitarra e piano.
A iniciativa busca consolidar Saquarema como polo cultural, além de movimentar o turismo e a economia. “Ter um evento como o Saquá Blues Rock Fest é um marco na história da nossa cidade. Este é um evento que vai atrair pessoas de diferentes cidades para fomentar ainda mais o nosso turismo e nossa economia. Além dos grandes eventos esportivos, estamos trabalhando nos eventos e festivais culturais e musicais, que animam ainda mais a cidade e enriquecem a cultura local”, afirmou Rafael Castro, secretário de Esporte, Lazer e Turismo.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.






