25/09/2025 — 18:25
  (Horário de Brasília)

Saquarema realiza Dia D da Vacinação Antirrábica neste sábado (27)

Ação gratuita acontece das 9h às 16h em diferentes pontos do município

Compartilhe

Neste sábado (27), a prefeitura de Saquarema promove o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as secretarias de Agricultura, Direitos dos Animais e Defesa Civil, acontecerá em diferentes pontos da cidade, com atendimento gratuito das 9h às 16h.

A campanha tem como público-alvo cães e gatos a partir dos três meses de idade. Em 2024, o município superou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, vacinando 18.600 animais. Para este ano, a expectativa é ampliar a cobertura e reforçar a prevenção da doença.

Segundo a Secretaria de Saúde, é necessário que os cães estejam com focinheira e coleira, e que os gatos sejam transportados em bolsas apropriadas. Além disso, a presença de um responsável maior de 18 anos é obrigatória.

A orientação é que fêmeas grávidas, em cio ou amamentando não sejam vacinadas, assim como animais que estejam doentes, prostrados, com diarreia, infestados por pulgas ou carrapatos, ou em tratamento com antibióticos.

A raiva é uma zoonose que pode atingir qualquer mamífero, inclusive seres humanos. Embora exista tratamento preventivo, a doença ainda provoca cerca de 59 mil mortes por ano no mundo, segundo dados internacionais.

Locais de vacinação em Saquarema

  • ESF Bicuíba – Estrada da Bicuíba, s/nº
  • ESF Vilatur – Rua Praia Ponta de Itapajá, s/nº
  • ESF Mombaça – Estrada da Mombaça, 1160
  • Clínica Veterinária Municipal Edelso Bernardo Vignoli – Bonsucesso
  • ESF Água Branca – Avenida Nossa Senhora de Fátima, 06, s/nº
  • ESF Barreira – Rua Capitão Nunes, 2605
  • ESF Rio Seco – Rua Oliveira Viana, s/nº
  • PSF Rio Mole – Rodovia Amaral Peixoto, km 58
  • ESF Rio D’Areia – Estrada Latino Melo, s/nº
  • ESF Barra Nova – Av. Litorânea, s/nº
Ludmila Lopes

Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.

Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias