back to top
terça-feira, setembro 24, 2024
InícioDestaqueSaquarema oferece programa de tratamento do tabagismo

Saquarema oferece programa de tratamento do tabagismo

Agora, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Professor Souza, 111, em Bacaxá

Saquarema instalou o Programa Municipal de Tabagismo em um novo endereço, com o objetivo de facilitar o acesso e centralizar o atendimento e a oferta de tratamentos. Agora, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Rua Professor Souza, 111, em Bacaxá.

O programa tem por objetivo fornecer informações sobre os riscos de doenças provocadas pelo fumo, ativo ou passivo, e oferecer tratamento para quem deseja abandonar o hábito de fumar. A unidade oferece todo o tratamento, que é totalmente gratuito, e também disponibiliza a medicação para tratar a dependência química desenvolvida pelo consumo da nicotina.

O tratamento é subdividido em triagem, avaliação clínica e terapia cognitiva comportamental (TCC) em grupo e/ou individual e acompanhamento para a manutenção da abstinência. É importante que se completem 12 meses de tratamento, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, porque processos de recaída podem ocorrer, em geral, entre o 6º e o 8º mês. A abordagem não farmacológica, na qual são fornecidas informações sobre os riscos do tabagismo e os benefícios de parar de fumar; e a farmacológica, da qual faz parte a Terapia de Reposição de Nicotina (TRN), aplicadas em conjunto trazem os melhores resultados. A taxa de êxito deste tratamento, cujo desfecho pretendido é a abstinência da nicotina, é de aproximadamente 80%.

A equipe do programa é constituída por uma médica clínico geral, duas enfermeiras, uma psicóloga, uma nutricionista, uma educadora física, uma fisioterapeuta e uma farmacêutica. Todos os profissionais são atualizados e capacitados pelo INCA e pelo Ministério da Saúde.

O Programa Municipal de Tabagismo realiza, anualmente, uma média de 750 atendimentos. A unidade, contudo, pode atender a um número muito maior, já que a capacidade semanal de atendimentos é de 60 pacientes.

O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa a maior parte de todos os cânceres de pulmão e contribui de forma significativa para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos. Os fumantes também parecem ser mais vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus, pois o ato de fumar proporciona constante contato dos dedos e cigarros eventualmente contaminados com os lábios, aumentando a possibilidade da transmissão do vírus para a boca.

Devido a um possível comprometimento da capacidade pulmonar, o fumante possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença. Ao parar de fumar em qualquer momento, o tabagista usufruirá de muitos benefícios, desfrutando de uma qualidade de vida muito melhor.

Ludmila Lopes

Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.

É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo