A prefeitura de Saquarema, em parceria com a Casa Brasil, iniciou o projeto EPES+40 Tech, voltado para combater o analfabetismo digital de moradores com mais de 40 anos. As aulas acontecem na Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema (EPES), localizada no Fly Shopping, em Bacaxá, e têm como foco ensinar ferramentas tecnológicas, programação e empreendedorismo.
O projeto, que tem como objetivo oferecer 300 vagas ao longo do ano, busca preparar adultos e idosos para lidar com as demandas da era digital, capacitando-os tanto para o dia a dia quanto para o mercado de trabalho. A aula inaugural foi realizada nesta semana, com a participação da prefeita Lucimar Vidal. Durante o evento, ela destacou a importância da iniciativa para a inclusão tecnológica e social.
“Estou muito feliz em participar deste momento. O avanço da tecnologia não pode excluir ninguém. Por isso, criamos o EPES+40 Tech, que vai atender pessoas que, muitas vezes, ficam fora do mercado de trabalho por falta de acesso às ferramentas digitais. Nosso objetivo é oferecer aprendizado didático para incluir essas pessoas nas novas realidades tecnológicas”, afirmou a prefeita.
O projeto faz parte de uma contrapartida social da Casa Brasil com o município e busca proporcionar habilidades essenciais em um mundo cada vez mais digital. Além de ensinar o uso de dispositivos e plataformas, a proposta é promover a inclusão digital e ampliar oportunidades de comunicação, aprendizado e empreendedorismo para moradores da cidade.
As inscrições estão abertas para pessoas com mais de 40 anos interessadas em aprender sobre tecnologia. Para participar, basta entrar em contato com a secretaria da Escola de Programação de Saquarema, que está disponível para fornecer mais informações.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).