Início Covid-19 Saquarema inicia vacinação contra a Covid em grupo com comorbidades

Saquarema inicia vacinação contra a Covid em grupo com comorbidades

Pessoas com 59 anos serão as primeiras do grupo a receberem a imunização

Em Saquarema, a vacinação contra o Coronavírus no grupo de pessoas com comorbidades vai ter início nesta quarta-feira (5), conforme a orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Pessoas com 59 anos serão as primeiras do grupo a receberem a imunização.

A aplicação das doses está sendo feito no Centro Municipal de Educação Padre Manuel, no Bairro Porto da Roça, e na Praça do Bem-Estar, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. Para o atendimento desse público, foi viabilizado 1925 doses, que foram enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde, no último domingo (2).

Para ser imunizado, o indivíduo com comorbidades deve apresentar documento de identidade, Cartão do SUS ou CPF, comprovante de residência e documento que demonstre a inclusão no grupo prioritário, como receitas médicas, prescrições, exames, relatórios expedidos por médicos, entre outros. Vale ressaltar que o documento ficará retiro com a equipe de vacinação.

Gestantes maiores de 18 anos também vão receber a vacina neste momento, desde que apresentem alguma das comorbidades listadas pelo PNI. Quem tem deficiência permanente e é maior de idade também serão imunizadas neste grupo.

COMORBIDADES CONSIDERADAS PRIORITÁRIAS NESTA ETAPA DE ACORDO COM A PNI

Diabetes;

Pneumopatias crônicas graves;

Hipertensão arterial resistente; Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;

Doenças cardiovasculares; insuficiência cardíaca;

Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar;

Cardiopatia hipertensiva;

Síndromes coronarianas;

Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias;

Doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;

Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto;

Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;

Doença cerebrovascular;

Doença renal crônica;

Imunossuprimidos;

Anemia falciforme; Obesidade mórbida;

Síndrome de Down;

Cirrose hepática.

As aplicações de segundas doses de vacinas contra a Covid seguem a partir das 13h, no Centro Municipal de Educação Padre Manuel, no Bairro Porto da Roça, e na Praça do Bem-Estar, no Centro da cidade.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content