O Instituto Jacaré, com o apoio da Guarda Ambiental de Saquarema, deu início no último sábado (27), ao projeto de monitoramento da população de jacarés-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) no município. A ação marca um importante passo no cuidado com a fauna local e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à preservação ambiental.
O projeto
O projeto tem como objetivo principal o estudo da espécie por meio da coleta de dados biométricos – tamanho, peso e estado de saúde -que permitem avaliar o bem-estar dos animais e compreender melhor seu papel no equilíbrio dos ecossistemas da região. Os dados também vão auxiliar na criação de estratégias de preservação, além de contribuir com pesquisas científicas sobre o comportamento e a distribuição dos jacarés em áreas urbanas e naturais.
A ação aconteceu em uma área estratégica de Saquarema, onde há registros frequentes da presença da espécie. Equipes treinadas realizaram a captura segura dos animais, garantindo o bem-estar dos jacarés durante todo o processo de avaliação e posterior soltura.
A presença do jacaré-de-papo-amarelo é um importante indicador da qualidade ambiental. Proteger e entender essa espécie é fundamental para manter o equilíbrio ecológico das nossas lagoas e áreas úmidas.
A Prefeitura de Saquarema reforça o seu compromisso com a preservação ambiental e convida a população a colaborar, informando à Guarda Ambiental a presença de jacarés, em áreas públicas ou residenciais, pelo telefone 22 99279-0540.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).