Na noite desta segunda-feira (13), aconteceu a inauguração do Novo Hospital Municipal Nossa Senhora de Nazareth, no bairro do Verde Vale, próximo de Bacaxá, em Saquarema. Já nesta terça (14), a unidade de saúde começa com as operações de pessoas que estavam na fila de espera aguardando.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), do Secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio (Dr. Luizinho – PP), do Deputado Federal Altineu Côrtes (PL), e de diversas outras autoridades estaduais e municipais.
O novo hospital conta com 40 mil metros quadrados de área construída e 86 leitos, distribuídos da seguinte forma: 40 de Enfermaria Adulto; 2 de Isolamento Adulto; 12 de Enfermaria Pediátrica (6 clínicos e 6 cirúrgicos); 1 de Isolamento Pediátrico; 10 de UTI Adulto e outros 10 de UTI Pediátrica; 3 de urgência e emergência e 8 de unidade intermediária.
A prefeita, Manoela Peres, pediu carinho dos colaboradores com os pacientes, afirmando que não adiantava construir um castelo se as pessoas que trabalhassem dentro não trabalhassem bem. O Secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho, pediu autorização para que o Governo do Estado cofinanciar o hospital em nome dos moradores da Região dos Lagos.
A princípio, o Hospital funcionará com regime de porta fechada, recebendo os pacientes de forma referenciada pelas outras unidades de emergência e urgência do município e para as cirurgias eletivas referenciadas pela Central de Regulação (Calçadão).
Além das cirurgias oncológicas, outro serviço bastante esperado pela população é o tratamento oncológico. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde montou no novo hospital uma sala coletiva de Administração de Quimioterápicos, equipada com 1 leito e 8 poltronas de medicação.
O hospital será administrado através de convênio firmado com a Universidade de Vassouras. A unidade funcionará como um hospital universitário e de pesquisa, oferecendo procedimentos de baixa, média e alta complexidades, onde professores, doutores e médicos residentes prestarão todos os atendimentos. A previsão é de que a nova unidade contará com a atuação de 717 colaboradores, dos quais 72 são médicos.