Entre sexta-feira (15) e sábado (16), as cidades de Macaé e Saquarema recebem o monólogo cômico “Mãe da Educação – com Marcely Capely”, que retrata de forma divertida e crítica a trajetória de uma professora da rede pública.
Com atuação e dramaturgia de Rodrigo Axé, o espetáculo aborda, com humor e reflexão, os desafios enfrentados por educadores no Brasil e a importância da valorização da docência. A narrativa acompanha a personagem em momentos de terapia, sala de aula e vida doméstica, evidenciando dilemas pessoais e profissionais.
Em Macaé, a apresentação será no Teatro Sindipetro NF. Já em Saquarema, o espetáculo acontece no Teatro Municipal Mário Lago. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis neste link. A classificação indicativa é de 14 anos e todas as sessões contarão com intérprete de Libras.
Ainda em Saquarema, no sábado, durante a tarde, está prevista uma oficina teatral de classificação livre, inspirada na pedagogia dos jogos teatrais de Viola Spolin.

Mãe da Educação
No espetáculo “Mãe da Educação – com Marcely Capely”, interpretada por Rodrigo Axé, é mostrada a história de uma professora que, entre dilemas profissionais e pessoais, questiona se deve continuar no magistério.
Dividido em três atos, o espetáculo apresenta sua jornada na terapia, na sala de aula e em casa, explorando com leveza e ironia temas como a precarização da educação, a
sobrecarga emocional e a relação entre ensino e sociedade. Com uma abordagem dinâmica e interativa, o espetáculo busca provocar reflexões sobre a valorização da docência, utilizando a comédia como ferramenta de diálogo.
Propondo uma experiência teatral acessível e transformadora, reafirmando a potência do teatro como meio de conscientização e valorização da cultura e da educação, a peça conta com direção de Quélen Fesansi, dramaturgia e atuação de Rodrigo Axé e idealização da Voal Produtora. Após as apresentações, serão realizadas rodas de conversa com o público para aprofundar os temas abordados.
Durante a tarde, haverá uma oficina teatral de classificação livre, com base na pedagogia dos jogos teatrais de Viola Spolin. A proposta visa expandir a criatividade, fortalecer o senso de coletividade, desenvolver o foco e estimular o crescimento cognitivo dos participantes. Todo o evento contará com intérprete de libras.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.