A festa da padroeira de Saquarema, o tradicional Círio de Nazareth, começou neste domingo (27) e promete uma extensa programação religiosa e cultural até o próximo dia 9 de setembro.
Programação Festiva
Além da tradicional programação religiosa que inclui missas, novenas e procissões, a cidade também terá apresentações musicais.
Entre os artistas confirmados, Rosalu se apresentará no dia 6, a dupla Jeferson e Daniel se apresentará no Dia da Pátria, 7 de setembro, e o cantor Thiago Brado, conhecido por seus sucessos da música católica, encerrará a programação no dia 9.
Todos os shows ocorrerão na Praça do Coração, situada próxima à igreja matriz.
Outro destaque da programação é o Círio das Rodas, no dia 3 de setembro, quando uma carreata passará pelos bairros de Saquarema e, ao chegar em frente à Igreja Matriz, haverá uma bênção aos veículos.
Colaboração dos Fiéis
A organização do evento pede a colaboração dos fiéis com doações de prendas para o leilão. As doações podem ser entregues até o dia 7 de setembro ao Sr. José Carlos, na lojinha da Igreja Matriz ou na sede da Irmandade, localizada na Praça Oscar de Macedo Soares.
História da Devoção
A veneração à Nossa Senhora de Nazareth em Saquarema começou em 8 de setembro de 1630, quando, após uma tempestade, pescadores encontraram uma imagem da Virgem Maria no alto de uma colina, local onde atualmente se encontra a Igreja Matriz. A imagem, considerada milagrosa, movimentava-se do lugar da casa do pescador onde estava guardada e voltava ao ponto de sua aparição original. Esse fenômeno levou à construção de uma capela, e, posteriormente, à Igreja Matriz em 1837 para acomodar o crescente número de fiéis e peregrinos.
Confira a programação completa:
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).