O município de Saquarema anunciou, nesta sexta-feira (25), o início das obras para instalação do Centro Municipal de Inclusão e Desenvolvimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conhecido como Casa do Autista, no bairro Porto Novo. O projeto tem como objetivo estabelecer um centro de apoio focado no desenvolvimento de habilidades e inclusão de pacientes autistas no mercado de trabalho.
Na Casa do Autista, serão oferecidos serviços de saúde, com uma equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogos, psicólogos e nutricionistas. O espaço contará ainda com salas de terapias alternativas, projetos educacionais, aulas temáticas, uma sala multissensorial, espaço de paisagismo, parque infantil sensorial, sala de música, auditório, cozinha e refeitório.
O projeto inclui, também, a construção de um lago e uma piscina. Além do atendimento aos pacientes, o local terá uma área específica para mães de crianças com TEA, que poderão usufruir de serviços como terapias alternativas e cuidados pessoais.
“Esse espaço foi planejado para oferecer suporte tanto aos pacientes quanto às famílias”, declarou a prefeita Manoela Peres, ao comentar sobre a proposta de assistência e suporte integral que o novo centro pretende proporcionar à população local.

Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.