SÃO PEDRO/ Secretaria de Cultura faz balanço de ações e anuncia novos projetos

Servidores comemoram avanços e conhecem metas para o setor cultural este ano

244

Os avanços alcançados, a superação dos desafios e as metas para 2022 foram os temas principais da reunião geral promovida pela Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia nesta terça-feira (1º). O encontro reuniu servidores do setor administrativo, Casa da Cultura, Escola de Artes Municipal, Cine Estação, Casa da Flor e Biblioteca Municipal. A iniciativa teve como objetivo apresentar os projetos futuros e a nova estrutura organizacional da pasta que, com a sanção da Lei Complementar nº 184/2021, ganhou o status inédito de Secretaria Municipal. 

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, fez um balanço das ações e conquistas do primeiro ano de gestão e apresentou um panorama da situação atual da pasta, que, a partir deste ano, passa a ter mais autonomia e novas atribuições dentro da estrutura administrativa do Poder Executivo. “Tivemos avanços muito significativos, mas agora, enquanto uma unidade administrativa exclusiva, queremos chegar mais longe. Passar de secretaria adjunta para Secretaria Municipal, em tão pouco tempo, só mostra o quanto estamos conseguindo evoluir, mesmo com tantos desafios, e ter o reconhecimento do prefeito Fábio, que é um grande incentivador das atividades culturais. Eu gosto de pensar no nosso trabalho como uma missão e, como missionários, temos o dever de manter viva e vibrante a nossa cultura. Para isso, precisamos ter uma equipa unida e alinhada com os nossos projetos e metas”, disse. 

Entre as principais conquistas da Cultura, em 2021, estão a retomada de eventos importantes, como a tradicional Casa do Papai Noel, que foi totalmente revitalizada, e o lançamento de um edital inédito de Fomento Cultural, voltado à contratação de músicos locais para o concerto natalino.  

Já na questão do planejamento para 2022, o secretário destacou a aquisição de computadores para a sala de informática da Biblioteca Municipal e de novos equipamentos para o Teatro e para a Escola de Artes Municipal; a realização de Processo Seletivo para contratação de novos profissionais; e a criação de novos Editais destinados aos artistas e agentes culturais da cidade em diferentes segmentos. 

Thiago Marques apresentou mais de 30 metas e projetos culturais previstos para este ano, entre eles a realização da quarta Conferência Municipal de Cultura. As reuniões prévias estão marcadas para acontecer nos dias 21 de fevereiro, 21 de março e 18 de abril, com a participação dos agentes culturais, artistas e integrantes do Fórum Municipal de Política Cultural de São Pedro da Aldeia. O local e os horários serão divulgados posteriormente pela Secretaria. 

Também foram apresentados alguns dos novos servidores que passarão a integrar o quadro de funcionários da Secretaria de Cultura em 2022, entre eles a historiadora especialista em gestão cultural, Cleise Campos. A profissional acumula mais de dez anos de experiência e atuação em política cultural, gestão pública, consultoria e capacitação de gestores municipais. 

“É muito bom ver que a Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia quer fazer uma gestão acertada. A gente não vê isso em todas as cidades – um secretário que dialoga e que se dispõe a estabelecer ações compartilhadas. Tudo o que foi apresentado aqui eu posso garantir que é uma vitória. No ano passado, em plena pandemia, dos 92 municípios do Estado, nós tivemos 16 cidades que deixaram de ter secretarias de Cultura e São Pedro da Aldeia fechou o ano se estabelecendo na condição de secretaria exclusiva. O que é mais importante, agora, é nós entendermos como a Cultura pode se estabelecer de modo ainda maior e qual é a importância e o papel de cada um de nós, servidores, nessa soma”, destacou Cleise. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui