InícioCulturaSão Pedro da Aldeia recebe "Projeto Furdunço" neste fim de semana

São Pedro da Aldeia recebe “Projeto Furdunço” neste fim de semana

Evento acontece a partir das 9h, no bairro Porto da Aldeia e na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro. A programação contará com apresentações artísticas e oficinas gratuitas de culturas afro-brasileiras, saiba como participar

São Pedro da Aldeia recebe, neste sábado (15) e domingo (16), uma programação especial voltada à disseminação dos saberes populares e das tradições culturais afro-brasileiras. O evento, intitulado “Projeto Furdunço”, vai oferecer oficinas gratuitas e apresentações artísticas no Centro de Cultura Afro-brasileira, no bairro Porto da Aldeia, e na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro.

A iniciativa foi uma das propostas aprovadas pela Lei Paulo Gustavo no Edital “Diversidades em Diálogo”, lançado em 2023 pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Na programação de sábado estão previstas oficinas de jongo, cavalo marinho, coco de roda e percussão, das 9h às 19h, no Centro de Cultura Afro-brasileira, na antiga Pousada Oliette Couper, localizada à Avenida Pitória, nº 1301, no bairro Porto da Aldeia. No domingo, as atividades no espaço acontecerão até as 12h. Todas as oficinas contarão com intérprete de libras. Para participar, é necessário efetuar inscrição preenchendo o formulário eletrônico no link https://tinyurl.com/5n8j3x9e.

No domingo (16), a programação terá continuidade na Praça Hermógenes Freire da Costa, no Centro, a partir das 15h, com apresentações da Sambada de Cavalo Marinho, do grupo Boidaqui e do grupo percussivo feminino Ventarolas. O evento também contará com a participação dos artistas convidados Aline Arco-íris, Angolagos, Negadeza e Renato Mendonça.

Idealizado pela professora, musicoterapeuta e fomentadora cultural Sá Soraya, o projeto consiste em um encontro de mestres e brincantes da cultura popular, conectando música, canto e dança. A proposta é fomentar e democratizar o acesso às tradições da cultura afro-brasileira na Região dos Lagos. “Furdunço vem do tronco linguístico banto que significa ‘festa popular’ e é no clima de encontros e festejos que o projeto se configura, para realizar um intercâmbio de saberes entre mestres e brincantes da cultura popular da capital e do interior do estado”, destacou.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo