São Pedro da Aldeia recebe E.M. Antônio Rodrigues dos Santos revitalizada

Estudantes da unidade no Porto do Carro também terão acesso a uma horta escolar, com o lançamento do Projeto Semeando o Futuro

297

Os alunos da Escola Municipal Antônio Rodrigues dos Santos retornaram nesta quinta-feira (17) para uma unidade de ensino transformada. A população do bairro Porto do Carro comemorou, nesta quarta-feira (16), um momento especial e muito aguardado.

O prefeito, Fábio do Pastel (PL), entregou a obra de manutenção da maior escola municipal da cidade. Fundada há mais de 30 anos, sendo 17 no atual endereço, a escola ultrapassa os limites do bairro e atende também aos alunos que moram no Alecrim, Jardim Primavera, Vinhateiro, Vila do Ar, entre outros bairros.

Trabalhando os princípios da nutrição de forma prática, os estudantes também terão acesso a uma horta na unidade escolar, com o lançamento do Projeto Semeando o Futuro, da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Emater Rio.

O prefeito falou da responsabilidade com o dinheiro público e destacou a felicidade de levar dignidade para os alunos e servidores.

Tinha sala que precisava ser interditada. Não foi fácil deixar essa escola como está hoje. Toda a equipe trabalhou com afinco, estávamos aqui aos sábados, domingos, durante o período de Carnaval, para entregar não apenas uma manutenção, mas dignidade para essas famílias que estão presentes aqui hoje e para todos os funcionários que atuam com tanto empenho na educação dessas crianças. O poder público precisa fazer as coisas funcionarem. Fizemos uma verdadeira manutenção, reaproveitamos tudo. Desde as grades, que foram lixadas e pintadas, até os bancos, que passaram por pintura e revitalização. Isso é responsabilidade com o dinheiro público”.

Fábio do Pastel reforçou, ainda, que o objetivo é entregar ainda mais escolas revitalizadas à população o quanto antes.

Entregamos a manutenção da Escola Municipalizada Manoel Martins Teixeira na última sexta-feira (11), hoje temos a alegria de entregar a manutenção da Escola Municipal Antônio Rodrigues dos Santos, e vem muito mais por aí. Temos mais escolas sendo transformadas na cidade. Quando me candidatei, pedi uma vaga de trabalho, que vocês me deram. Meu compromisso é transformar os impostos e recursos em ações que levem qualidade de vida para nossa população”.

A escola foi toda revitalizada para o conforto e bem-estar dos alunos. Além do trabalho de pintura e de paisagismo, também foram feitos reparos na estrutura e serviços de limpeza e capina, troca de pisos e portas, limpeza de pastilhas e restauração de ambientes.

O prédio também passou por pintura geral, recebendo a nova padronização do governo, nas cores azul e cinza. A obra também buscou sanar os danos causados pelo desgaste natural do tempo e de uso.

A unidade escolar atualmente atende a 758 alunos, distribuídos em três turnos. São estudantes das modalidades de Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como das séries iniciais. A escola conta, ainda, com o trabalho e dedicação dos 60 professores e 32 funcionários.

Emoção na comunidade escolar

O secretário de Educação, professor Elias Valadão, relembrou que já foi colaborador da escola e falou com carinho sobre a unidade.

Entregar as melhorias feitas na escola me deixa profundamente satisfeito. Aqui, pude deixar uma parcela de contribuição como professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também como supervisor pedagógico. O que me remete a muitas ações vivenciadas que aplicaram ao meu currículo profissional, mas principalmente à experiência de convívio com os alunos e professores, meus colegas de profissão. Hoje, comemoro com eles essa conquista”.

A emoção continuou presente nos discursos de quem acompanhou a transformação do local. A diretora da escola, Eliane Aparecida dos Passos de Souza, fez um discurso tocante sobre a trajetória da unidade de ensino e agradeceu pelo empenho do prefeito, Fábio do Pastel, em entregar a manutenção da escola.

Ela destacou, ainda, que todo o trabalho de melhorias foi feito em prol dos alunos e os convocou a cuidar e manter o espaço revitalizado.

A estrutura da escola estava precária e quando falamos com o prefeito e com o secretário de Educação, eles disseram imediatamente: vamos transformar essa escola para vocês. Essa escola era uma “Barbie” quando foi inaugurada e me deixava frustrada ver como ela ficou ao longo dos anos. O meu coração vibra com relâmpagos de alegria e trovejar de esperança com o carinho demonstrado pela nossa escola porque o prefeito me garantiu que deixaria ela ainda mais linda do que era e ele cumpriu sua palavra. O prefeito mudou a rota de manutenções para conseguir atender a nossa unidade e ainda esteve presente durante todo o tempo. Trabalhou lado a lado conosco para que tudo fosse possível. Essa revitalização trouxe dignidade para os estudantes e funcionários. Alunos, essas melhorias são para vocês, tomem posse, cuidem de cada detalhe”, disse Eliane de Souza, que também agradeceu pela parceria da diretora adjunta, Bárbara Slavinka Petcof Bastias.

A equipe técnica e de apoio da escola manifestou a felicidade em ver a escola revitalizada. Com 20 anos de atuação, Denise Arruda aprovou as melhorias. A orientadora educacional, Mônica Maria Evangelista dos Santos, e a supervisora escolar, Alessandra Azevedo Galvão, destacaram que a manutenção renova o ânimo dos servidores e dos alunos.

Nós acompanhamos como era antes e a transformação é nítida. Agora sim, podemos chamar : Escola. Estamos com vários projetos para os alunos, principalmente trabalhando a leitura e o acolhimento nessa volta do período em casa em função da pandemia. Vamos trabalhar também a conscientização dos alunos para manterem o presente que foi esta escola linda”, disse Mônica dos Santos.

Pais e alunos aprovam as melhorias

A Escola Municipal Antônio Rodrigues dos Santos é tradicional no município e a Cristina Souza Ramos acompanhou a trajetória da unidade escolar desde os primeiros anos de funcionamento no atual endereço.

Ela é a mãe do Victor Hugo, que hoje já tem 20 anos, mas que estudou ali por toda a vida escolar. Agora, traz as gêmeas Alice e Aline Souza Santos, de 10 anos, que seguem os passos do irmão mais velho.

É gratificante e surpreendente ver a escola hoje. Acompanhei muitos momentos difíceis com a escola alagada após dias de chuva. Conheço a escola há muitos anos, meu filho mais velho estudou aqui e minhas filhas também vêm para cá desde que saíram da creche. As crianças estão muito felizes para virem amanhã para a aula”, elogiou.

A pequena Mirella Klopper, de 10 anos, estava empolgada ao ver a escola de cara nova.

Quando eu comecei aqui, a escola era toda diferente, agora ela mudou de cor e eu achei bem bonita. Eu nunca tinha visto a escola tão bonita assim”.

O pai dela, Thiago Moreira Klopper, confirmou a aprovação da filha e mencionou, ainda, a importância de cuidar do patrimônio.

Vim no caminho conversando com ela que precisa zelar pela escola. Achei importante para os alunos, a escola ficou mais leve, e não deixa de ser importante para o bairro também. Mostra o trabalho do prefeito aqui no nosso bairro”.

Projeto Semeando o Futuro

Na ocasião, a secretaria de Agricultura, Trabalho e Renda lançou o Projeto Semeando o Futuro, em parceria com o EMATER Rio. O objetivo é colocar uma horta em cada escola municipal apta a receber a intervenção.

A princípio, as mudas foram doadas pela Emater, mas as próximas hortas escolares já vão contar com mudas plantadas no Horto Municipal. A merenda escolar será enriquecida com alface, cebolinha, salsa, rúcula, entre outros alimentos.

Tudo orgânico e cultivado pelos próprios alunos e professores. Acompanharam o lançamento do projeto, a supervisora local da Emater Rio, Marília Grasiela, e o técnico, Dimas Tadeu.

A prática da agricultura orgânica nas escolas é um incentivo a mais para que os alunos levem os conhecimentos para casa e criem suas próprias hortas com suas famílias. Com a parceria do Emater Rio, os professores e funcionários das escolas serão qualificados. Além disso, a horta também será importante, pois as hortaliças e temperos colhidos serão utilizados nas merendas dos próprios alunos”, destacou o secretário, Thiago Ribeiro.

História

A Escola Municipal Antônio Rodrigues dos Santos foi fundada no dia 1º de abril de 1985, em uma das propriedades particulares do comerciante Antônio Rodrigues dos Santos, mas só em 13 de abril de 2005, houve a entrega definitiva de uma área própria para o funcionamento da escola que teve o nome do seu benfeitor.

Antônio Rodrigues dos Santos iniciou sua carreira de comerciante abrindo uma mercearia no bairro Porto do Carro e foi bem sucedido, adquirindo muitas terras na região.

Dentre as terras, algumas doações foram feitas, sendo uma utilizada para construir a Igreja Evangélica Assembleia de Deus e a outra para a instalação de um posto de saúde. Posteriormente este posto foi desativado e passou ali a formar as primeiras turmas de Educação Infantil e Alfabetização.

Presença de autoridades

A solenidade de entrega contou, ainda, com a participação dos secretários de Governo, Luiz Fernando Gomes Júnior, de Administração, Marcelo Ribeiro, de Assistência Social, Diana Alves, de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani, de Fazenda, Renaldo Martins, de Planejamento, Paulo César de Souza, de Segurança, José Maria Cadimo, de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira, de Obras, Fernando Frauches, de Cultura, Thiago Marques, de Esporte, Ricardo Ramos, o procurador, Peter Samerson, a controladora do município, Danielle Prudente, o superintendente do Previspa, Mário César Cordeiro, e o chefe de gabinete, Moisés Batista.

O presidente da Câmara Municipal, Denilson Guimarães (SD), e o vereador Jean Pierre (Pode), que discursaram sobre a importância da prefeitura estar presente nas localidades mais afastadas do Centro da cidade.

Também participaram do evento, a vereadora Mislene da Conceição, Franklin Ribeiro, Cristianey de Souza, Marcio Soares, José Victor Coutinho e Francisco de Assis Souza Lessa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui