São Pedro da Aldeia realiza cadastros para emissão da Carteira Nacional do Artesão nesta sexta-feira (3)

Artesãos devem ficar atentos à distribuição das senhas de atendimento, que será feita um dia antes, na quinta-feira (2)

351

Os artesãos de São Pedro da Aldeia têm uma nova oportunidade para emitir a Carteira Nacional do Artesão, um documento que formaliza a atividade e oferece benefícios aos trabalhadores artesanais. O cadastro para emissão da Carteira será feito nesta sexta-feira (3), às 9h, na Casa do Artesão. As senhas de atendimento serão distribuídas na quinta-feira (2), durante a palestra do coordenador do Programa Estadual do Artesanato, Marcel Vasconcelos, a partir das 18h, também na Casa do Artesão.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo, a Coordenação Estadual de Artesanato da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Age-Rio. Além da Carteira Nacional do Artesão, o artista que realizar o cadastro terá acesso à participação em feiras do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), divulgação do trabalho artesanal, capacitações, microcréditos e comercialização.

De acordo com a secretária de Turismo, Andrea Tinoco, a venda de peças artesanais para os turistas movimenta a economia local, gerando emprego e renda, não só para a família do artesão como também para toda a comunidade. “O Programa do Artesanato Brasileiro é subordinado ao Ministério do Turismo e oferece, por meio da Carteira Nacional do Artesão, diversos benefícios, como linhas de crédito, participação em feiras e qualificação. Convido todos os artesãos da cidade, sem exceção, a comparecerem e divulgarem esta ação, que é fundamental para o desenvolvimento do artesanato aldeense”, declarou.

Para efetuar o cadastro na sexta-feira (3), o artesão precisa ser morador do Estado do Rio de Janeiro, ter idade igual ou superior a 16 anos e apresentar cópias do RG, CPF, comprovante de residência, PIS, uma foto 3×4 e o trabalho artesanal realizado.  Na ocasião, deverá ser apresentada uma peça pronta e outra que será concluída no momento do atendimento.

A Casa do Artesão de São Pedro da Aldeia está localizada na Praça Hermógenes Freire da Costa, no centro da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui