A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu um encontro especial voltado à comunidade surda do município, com o objetivo de apresentar, de forma acessível, os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Contando com a presença de intérpretes de Libras, a iniciativa ampliou o diálogo com esse público, garantindo compreensão sobre os atendimentos disponíveis, direitos e fluxos de acesso.
A programação, realizada em celebração ao Dia Nacional da Pessoa Surda, reuniu atividades lúdicas e educativas. Durante o encontro, foram apresentados os principais serviços de saúde disponíveis no município, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A presença dos intérpretes de Libras possibilitou uma comunicação mais efetiva entre a equipe de saúde e o público atendido.
A ação foi realizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). A coordenadora, Camile Coutinho, falou sobre a importância do evento. “A parceria entre os organizadores foi fundamental para o sucesso do encontro. Promover a igualdade de oportunidades e criar espaços de inclusão é essencial para garantir o respeito e a dignidade de todas as pessoas. Estabelecer esses espaços de evidência para a comunidade surda é um passo importante para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou.
Um dos intérpretes de Libras do evento, John Allex também falou sobre a iniciativa. “Conquista, essa é a palavra que me vem à mente para definir esse dia tão especial, realizado pela Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia. A comunidade surda conquistou um espaço para se expressar e buscar os seus direitos, como todo cidadão, na área da saúde do município, conquistou acesso livre e assistido aos serviços da saúde que antes não se consideravam fazer parte. Nossa cidade deu um pontapé inicial para conscientizar toda a população da valorização dessa comunidade tão especial e amorosa”, declarou.



