Com o objetivo de fortalecer e democratizar o acesso às políticas públicas culturais, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia participou da apresentação pública do Comitê de Cultura da Região dos Lagos. O encontro, realizado em Araruama, reuniu gestores municipais, conselheiros e representantes do Ministério da Cultura.
Durante o encontro, foram apresentadas as ações do Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) e debatidas alternativas para democratizar o acesso às políticas públicas culturais. O secretário de Cultura, Thiago Marques, e a coordenadora de Políticas Culturais, Marlene Gouveia, representaram o município aldeense na ocasião.
Thiago Marques participou da roda de conversa dos Gestores Municipais de Cultura da Região dos Lagos e ressaltou a importância da iniciativa. “Encontros como este fortalecem a união dos gestores da nossa região em prol do fomento à cultura. Em São Pedro da Aldeia, temos avançado muito, sempre com o apoio do prefeito Fábio do Pastel. Desde o início do ano, lançamos diversos editais de incentivo e, no próximo mês, realizaremos a 5ª Conferência Municipal de Cultura, um espaço fundamental para ouvir a sociedade e construir políticas públicas ainda mais eficazes”, destacou.
A coordenadora de Políticas Culturais, Marlene Gouveia, também falou sobre o papel do Comitê. “Conversamos sobre as fragilidades que muitos agentes culturais ainda enfrentam na construção de seus portfólios e projetos, bem como a necessidade de apoiar, especialmente, os mais vulneráveis. Já alinhamos possíveis parcerias para fortalecer essa rede e garantir mais acesso e valorização da cultura local”, contou.
A convite do Comitê de Cultura da Região dos Lagos, a Orquestra Sons da Aldeia, iniciativa pioneira da Secretaria Municipal de Cultura, integrou a programação cultural sob a regência do coordenador Jorge Rafael Goés.
Com gestão da Companhia de Teatro Gene Insanno, o Comitê representará o Ministério da Cultura (MinC) em seis municípios da Região dos Lagos. Criado em 2023, o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) tem como objetivo promover a descentralização e democratização do acesso às políticas públicas culturais. Para isso, incentiva a formação de agentes culturais por meio de oficinas, cursos e atendimentos, amplia o acesso a editais, articula os atores do cenário cultural regional e difunde informações ligadas ao MinC nos territórios atendidos.

