28/11/2025 — 15:03
  (Horário de Brasília)

São Pedro da Aldeia encerra mês da Consciência Negra com valorização da cultura afro-brasileira

O calendário foi oficialmente encerrado na última quarta (26), com a 4ª edição do Prêmio Zumbi dos Palmares, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa

Compartilhe

São Pedro da Aldeia celebrou o Mês da Consciência Negra com uma programação gratuita e diversa ao longo de novembro, organizada e apoiada pela Secretaria Municipal de Cultura. As atividades ressaltaram a valorização da identidade afro-brasileira, ampliaram a representatividade e fortaleceram a produção cultural da cidade. O calendário foi oficialmente encerrado na quarta (26), com a 4ª edição do Prêmio Zumbi dos Palmares, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa.

O evento reuniu as personalidades homenageadas, familiares, representantes de movimentos negros, entidades sociais, a diretora do departamento de Direitos Humanos, Fernanda Costa, que na ocasião representou a Secretária de Assistência Social, Aline Manhães, e o vereador Jean Pierre Borges, representando o Poder Legislativo. A premiação foi organizada pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e contou com o apoio da Secretaria de Cultura e da Associação de Mulheres Afrodescendentes Nair de Souza (AMANS).

A quarta edição do Prêmio homenageou seis personalidades negras que vivem em São Pedro da Aldeia e emocionou o público com relatos de vida marcantes. A apresentação e a escolha dos premiados foram conduzidas por Fernanda Costa e pela fundadora da AMANS, Luzia de Souza Pereira. Os premiados foram: Fernanda Rocha Feio de Carvalho (Enfermeira), Dinamita Gomes da Soledade (Psicóloga), Wallace Pio (Chef de Cozinha), Cintia Santos Damasceno (Assessora Parlamentar), Alcinei da Conceição (Conselheiro Tutelar e Militar da Reserva) e Alan de Sousa Cândido (Mestre de Capoeira).

O evento reforçou a política municipal de incentivo à cultura, reunindo artistas contemplados pelo Edital de Chamamento Público nº 12/2023, lançado pela Secretaria de Cultura. Entre eles, Aline Oliveira de Sousa (Dança – Artista Solo – Adulto) e Renato Mendonça (Cultura Afro – Música Afro), que realizaram apresentações muito aplaudidas pela plateia.

Aline abriu a noite com a performance “Relembramento – contos iniciais”, iniciada no foyer do Teatro e concluída no palco, conduzindo o público a uma experiência sensível inspirada em memórias ancestrais. Já Renato Mendonça apresentou o espetáculo musical “O sonho do menino”, que reuniu samba, afoxé, capoeira, teatralidade e dança, com participação de músicos e artistas convidados.

Durante a cerimônia, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, ressaltou a importância do fortalecimento das políticas culturais voltadas para a população negra. “Este prêmio celebra trajetórias importantes e reforça nosso compromisso com políticas públicas que ampliem o acesso, o respeito e a representatividade. O novo Edital de Chamamento de Artistas nº 11/2025 contempla o segmento afro-brasileiro e seguiremos trabalhando para fortalecer essas iniciativas. No próximo ano, queremos manter a parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos para continuar realizando este evento tão significativo para a cidade”, destacou.

A programação do mês também contou com o Cine Debate, realizado pelo Cine São Pedro. O evento exibiu o documentário “O Corpo Preto Que Canta”, dirigido e coordenado por Paula Azevedo, artista contemplada pelo Edital de Chamamento Público 13/2023, destinado ao apoio financeiro a projetos audiovisuais por meio da Lei Paulo Gustavo.

Antes da exibição, o público foi recebido com uma apresentação musical da própria Paula Azevedo, realizada em frente ao cinema, por meio de contratação via Edital de Chamamento 12/2023, também lançado pela Secretaria de Cultura.

Após o filme, o público participou de uma mesa de debate sobre diversidade e representatividade, que contou com a presença do secretário de Cultura, Thiago Marques. O encontro aprofundou discussões sobre identidade, ancestralidade e a importância da ocupação dos espaços culturais por artistas negros.

No feriado de 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a Praça Agenor Santos (Praça da Igreja Matriz) recebeu uma edição especial do projeto “Música na Praça”, comandado pelo Projeto Samba É Vida. O evento reuniu um grande público e contou com a presença do prefeito Fábio do Pastel. Palmas ritmadas, coros afinados e muita dança marcaram o evento, criando um ambiente familiar e alegre.

As atividades continuaram no sábado (22/11), com programação simultânea na Praça da Igreja Matriz e na Casa do Artesão. A Roda Cultural da Aldeia, idealizada pelo Coletivo Vadeia Aldeia e contemplada pela Lei Aldir Blanc, reuniu manifestações tradicionais como jongo, capoeira, samba de coco e maracatu. A edição contou com a participação da mestra da cultura popular Nega Deza, pernambucana e referência nacional do coco.

A agente cultural Aline Oliveira destacou a importância da atividade. “Esta roda foi muito significativa porque, além de celebrarmos o 20 de novembro e reafirmarmos o valor das culturas tradicionais afro-indígena brasileiras, também comemoramos antecipadamente o aniversário de um ano da Roda Cultural da Aldeia”, afirmou.

A Casa do Artesão recebeu um desfile de moda afro-brasileira, resultado do projeto “Costurando Nossa História”, da proponente Shilanar Soares da Costa, contemplado pela PNAB. O desfile foi o encerramento de oficinas de customização de roupas no estilo afro-brasileiro e apresentou peças da Miss H-Rô e criações desenvolvidas pelos participantes.

Segundo Shilanar, o evento foi motivo de grande emoção. “Foi um sucesso. Fiquei muito feliz com a resposta das pessoas à iniciativa e muito grata pelo apoio da Secretaria de Cultura. Convidamos pessoas de diferentes corpos justamente para mostrar que todos podemos comunicar e representar uma cultura que é nossa, feita por pessoas reais. O projeto fala da nossa história, então ninguém melhor do que nós mesmos para contá-la e exibi-la”, destacou.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias