O Teatro Municipal Dr. Átila Costa, em São Pedro da Aldeia, será palco para a 3ª edição do Prêmio Zumbi dos Palmares, que acontecerá às 19h desta quarta-feira (20), feriado nacional pelo Dia da Consciência Negra e também Dia Nacional de Zumbi.
Nesta edição, artistas e grupos contratados via Edital de Chamamento Público na categoria inédita “Cultura Afro” foram convidados a participar da noite de premiação. O objetivo é homenagear personalidades negras que se destacam pelo seu impacto social, cultural e religioso.
O secretário de Cultura, Thiago Marques, destacou a importância da parceria entre as Secretarias na realização do prêmio. “Participar do Prêmio Zumbi dos Palmares em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos é de grande importância. Isso não só reconhece a relevância dessa premiação para o povo preto da nossa cidade, como também celebra a participação de artistas contratados por meio do Edital de Chamamento Público, que, pela primeira vez, contou com uma categoria exclusiva para a cultura afro”, destacou Thiago. Ele também parabenizou a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial pela iniciativa e acrescentou: “Agradeço o convite para estarmos juntos nesse evento tão significativo.”
Mestre de capoeira há três anos, Alcino Vieira Bemvindo participará da premiação com um grupo de sete alunos da Associação Grupo de Capoeira Auê. “A capoeira cabe em qualquer contexto de premiação, seja cultural ou pedagógico, especialmente no Prêmio Zumbi dos Palmares. Ela foi e continua sendo uma arma importante de defesa contra qualquer opressor, seja como luta ou como ferramenta de conscientização social”, destacou.
Ainda no prêmio, a culinária afro ficará sob a responsabilidade de duas experientes cozinheiras: Valeria Cristina Nunes Ribeiro e Joelma Dos Santos Silva, também selecionadas por meio do Edital de Chamamento. Para Valéria Cristina o convite para participar do prêmio foi uma grata surpresa. “Vou preparar mini-acarajés recheados bem completos. Representar a minha fé através da culinária afro é um prazer. Será uma apresentação preparada com muito carinho para celebrar a rica tradição da culinária afro-brasileira”, afirmou.
Já Joelma dos Santos Silva prometeu caprichar no preparo do acaçá, um prato tradicional da religião de matriz africana. “O acaçá é onde tudo começa, é corpo, é paz, é vida. Farei uma releitura do acaçá, uma sobremesa tradicional em festas de ritual do candomblé e da cozinha da Bahia”, comentou.
A 3ª edição do Prêmio Zumbi dos Palmares marca as atividades em alusão ao mês da consciência negra no município aldeense. A lista de homenageados é organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a Associação de Mulheres Afrodescendentes Nair de Souza.
Sobre o Edital de Chamamento
O Edital de Chamamento Público nº 12/2023 abriu inscrições para a seleção e contratação de artistas e grupos nas categorias “Teatro”, “Músico”, “DJ”, “Dança”, “Carnaval”, “Animação Cultural” e “Shows e Eventos Gerais”, além das categorias inéditas de “Literatura”, “Música Popular Gospel” e “Cultura Afro” (capoeira, música afro, dança afro e culinária tradicional), em outubro do ano passado.
A iniciativa contempla animadores culturais, dançarinos, atores, músicos, DJs, bandas/grupos musicais, grupos de teatro, grupos de dança, grupos de capoeira, bandas de fanfarra e profissionais da literatura e da culinária tradicional, pessoa física ou jurídica. Ao longo das etapas seletivas, os proponentes tiveram suas documentações e materiais artísticos conferidos para fins de habilitação. Posteriormente, as candidaturas passaram por análise, pontuação e classificação por parte das respectivas Comissões de Avaliação e Curadoria. Os artistas que irão participar da 3ª Edição do Prêmio Zumbi dos Palmares foram selecionados nas seguintes categorias:
Cultura Afro – Capoeira
Alcino Vieira Bemvindo
Cultura Afro – Culinária Tradicional
Valeria Cristina Nunes Ribeiro
Cultura Afro – Culinária Tradicional
Joelma Dos Santos Silva
Ludmila Lopes
Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há três anos e atua, desde julho de 2022, como repórter do Jornal Razão, de Santa Catarina.
É autora publicada, com duas obras de romance e mais de 500 mil acessos nas plataformas digitais.