São Pedro da Aldeia abre novas vagas para artesãos no projeto Arte no Coco

Iniciativa já reúne 24 profissionais na confecção de bowls, vasilhas, taças e utilitários a partir da casca do coco

447
Imagem ilustrativa

O projeto Arte no Coco, em São Pedro da Aldeia, está com inscrições abertas para novos integrantes e cadastro reserva. Lançada no último mês de outubro, a iniciativa já reúne 24 artesãos. Ela é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura aldeense e a Fazenda Cadal Agropecuária, uma tradicional fornecedora de coco para o mercado nacional. Os candidatos às novas vagas terão o perfil analisado por uma equipe da pasta. O treinamento é ministrado no Horto Escola Artesanal. 

A previsão é que os novos artesãos sejam integrados imediatamente ao projeto. Interessados devem preencher um formulário clicando neste link

Antes, a casca do coco era descartada após a extração da água. Com o projeto, além de ser reaproveitada no adubo da própria plantação dos coqueiros, ela é transformada em utensílios para a cozinha. Peças como bowls, vasilhas, taças e utilitários são confeccionadas pelo grupo, gerando renda de forma sustentável e enriquecendo a identidade cultural do artesanato aldeense. As peças podem ser utilizadas para servir açaí, sorvete, ceviche, farofa, dentre outros alimentos. 

De acordo com a diretora de Trabalho da pasta, Vanusa Arruda, o objetivo é aumentar o volume de produção das peças com a integração de novos artesãos ao grupo. “Não é só qualificar, mas fomentar isso de modo que se criem grupos, associações que darão identidade ao artesanato do município e fomento à renda”, afirmou.

O Horto Escola Artesanal fica localizado às margens da rodovia Amaral Peixoto – RJ 106, no bairro Balneário. Não será oferecida ajuda de custo com transporte e alimentação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui