A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com a Firjan SENAI SESI, abre, nesta quinta-feira (4), as inscrições para cinco cursos de qualificação profissional gratuitos. As oportunidades incluem formação em instalador de sistema drywall, assistente administrativo, assistente de operações em logística, pintor de edificações e assistente de controle de qualidade. Os interessados devem se inscrever no Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), localizado na sede do Horto Escola Artesanal, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30.
As inscrições estarão disponíveis enquanto houver vagas, mas uma lista de espera será criada para casos de desistência. Podem participar pessoas a partir de 16 anos com ensino fundamental completo. Para o curso de instalador de sistema drywall, a idade mínima exigida é de 18 anos, com escolaridade a partir do 5º ano do ensino fundamental. Já para o curso de pintor de edificações, a idade mínima exigida é de 16 anos também com escolaridade a partir do 5º ano do ensino fundamental.
Os interessados devem entregar cópias da identidade e CPF, comprovante de residência e escolaridade. Para menores de 18 anos, também são solicitadas cópias da identidade e do CPF do responsável, além de declaração escolar original, para os alunos que ainda estejam estudando.
Cada curso disponibiliza 20 vagas e terá duração de 45 dias úteis. O início das aulas está previsto para o dia 23 de setembro. Os cursos de assistente administrativo e de assistente de operações em logística serão ministrados pela manhã, das 8h às 12h, enquanto o de assistente de controle de qualidade acontecerá à tarde, das 13h às 17h. Os cursos de pintor de edificações e instalador de sistema drywall serão realizados à noite, das 18h às 22h. É importante destacar que a iniciativa não oferece ajuda de custo para transporte e alimentação.
O Horto Escola Artesanal está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, km 107, bairro Balneário (próximo à UPA de São Pedro da Aldeia).
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.