A Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106) que corta diversas cidades da Região dos Lagos, ocupa a segunda posição no ranking de acidentes de moto em 2025, com 303 registros entre 1º de janeiro e 27 de março. Os dados do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) mostram que a via perde apenas para a Avenida Brasil, na capital, que contabilizou 406 colisões no mesmo período.
Na última semana, três vítimas fatais foram registradas na altura de Rio das Ostras, além da morte de um motociclista de 38 anos em um acidente em Tribobó, São Gonçalo. No estado, 72% dos acidentes viários envolvem motocicletas, totalizando 12.401 casos de um total de 17.211 ocorrências até agora.
O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) aponta que homens com menos de 25 anos são as principais vítimas de acidentes com moto. Além disso, dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) mostram que, apenas entre janeiro e fevereiro deste ano, o Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo, atendeu 898 vítimas de acidentes com motocicletas, enquanto o Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), em Niterói, recebeu 159 pacientes e o Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV), na capital, 746.
Os números reforçam a necessidade de medidas preventivas para reduzir os acidentes e melhorar a segurança no trânsito.
*Com informações dA Tribuna.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.