A Prefeitura de Araruama iniciou, nesta segunda-feira (14), uma intervenção emergencial na RJ-106 (Rodovia Amaral Peixoto) para a retirada de cerca de 30 eucaliptos de grande porte que apresentam risco iminente de queda. A ação ocorre das 8h às 18h e seguirá até esta terça-feira (15), com interdições temporárias em dois trechos da via, localizados entre os quilômetros 82 e 84,5.
A medida foi tomada após uma solicitação formal de moradores da região, registrada no processo nº 24.278, de 19 de janeiro de 2024, e atende também a uma recomendação do Ministério Público, com base no Ofício nº 663/2024 da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Araruama. A fundamentação técnica foi apresentada por meio da Notícia de Fato nº 02.22.003.0010029/2024-39, que aponta riscos à segurança pública na localidade.
As árvores que estão sendo removidas estão localizadas próximas ao Condomínio Havaí e à entrada da Praia do Hospício. Muitas delas são centenárias e, segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, apresentam comprometimento estrutural, oferecendo risco a motoristas, pedestres e moradores próximos. A região é considerada um dos principais corredores viários do município.
Durante a operação, dois pontos da RJ-106 estão interditados:
- Trecho entre os quilômetros 82 e 84,5, nas imediações do Condomínio Havaí, com desvio do tráfego pela Rua Prefeito Afrânio Valladares, no bairro Areal;
- Trecho logo após o viaduto para quem vem de Bacaxá, com orientação de desvio pela subida do Havaí, também com destino ao bairro Areal.
A Guarda Civil Municipal está atuando nos locais para orientar o tráfego e minimizar os impactos à mobilidade. A Prefeitura reforça que a ação tem caráter preventivo e emergencial, com foco na preservação da vida e da integridade de todos que utilizam a rodovia.
Em nota, o governo municipal pediu a compreensão da população pelos transtornos temporários causados pelas interdições. O cronograma poderá ser ajustado em caso de mudanças climáticas ou necessidade operacional.
A Secretaria de Meio Ambiente também esclareceu que o serviço será concluído com a destinação adequada dos resíduos arbóreos e, posteriormente, será realizado o replantio de espécies nativas nos trechos afetados.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.