31/07/2025 — 11:18
  (Horário de Brasília)

Rio das Ostras retoma o protagonismo no setor de petróleo

Lançamento do projeto “Café com Energia”, nesta quarta, reuniu empresários, autoridades, imprensa e instituições do Setor

Compartilhe

Com o objetivo de se consolidar como um dos polos estratégicos do setor petrolífero nacional, a Prefeitura de Rio das Ostras lançou, na quarta-feira (30), o “Café com Energia”, evento que será realizado em 28 de agosto e reunirá representantes das principais empresas ligadas à cadeia de exploração e produção de petróleo. A ação marca o início de uma série de articulações do Município para atrair investimentos, ampliar a infraestrutura da Zona Especial de Negócios – ZEN e posicionar a Cidade como referência na transição energética no Brasil.

A programação do “Café com Energia” incluirá palestras, rodadas de negócios e apresentações de projetos de infraestrutura.

Durante o lançamento, realizado no auditório do Centro de Qualificação Profissional, na ZEN, foi apresentado um estudo técnico com projeções positivas de crescimento da atividade petrolífera nos próximos anos no Brasil pela Margem Equatorial, próxima aos estados do Amapá e Rio Grande do Norte.

Segundo o levantamento, a abertura de novas áreas de exploração no território nacional deve gerar um aumento importante na demanda por serviços e equipamentos, criando uma janela de oportunidades para municípios com capacidade de resposta rápida. Rio das Ostras é um destes municípios. A estimativa é de geração de mais de 300 mil empregos diretos e indiretos no Brasil nos próximos cinco anos.

A iniciativa da Prefeitura ocorre em um momento de reposicionamento da indústria de petróleo, que tem buscado atender à crescente demanda energética global – ao mesmo tempo em que enfrenta pressões por soluções de baixo carbono. A transição para fontes mais limpas e sustentáveis é considerada um dos principais desafios para os próximos anos.

Nesse cenário, municípios com ambiente favorável à inovação e à regulamentação ganham destaque, como é o caso de Rio das Ostras.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Peleteiro, a Administração Municipal já iniciou tratativas com universidades, instituições técnicas e empresas para garantir que a Cidade esteja preparada para as exigências dessa nova etapa. A ZEN, criada em 2004, voltou a ser prioridade da atual gestão e deve passar por um processo de modernização para receber novos empreendimentos.

“A retomada do protagonismo de Rio das Ostras no setor passa pela união entre poder público, iniciativa privada e instituições técnicas. Estamos estruturando um plano de desenvolvimento que inclui capacitação de mão de obra, incentivos fiscais e melhorias na infraestrutura, principalmente a Zen”, explicou Rodrigo Peleteiro.

Pier Luro
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias