Rio das Ostras inicia a partir deste sábado (3), conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde, a vacinação de bebês de seis meses até dois anos, 11 meses e 29 dias, que apresentam alguma comorbidade, atestada por laudo médico. A imunização ficará centralizada na Estratégia de Saúde da Família Dona Edimeia, em Nova Esperança, das 8h30 às 16h30.
A imunização da nova faixa etária será realizada com a vacina da Pfizer Baby, que possui um frasco com a tampa na cor vinho, com formulação e dosagem específicas para este público. A Pfizer Baby, diferente dos demais imunizantes do laboratório, é a única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa para bebês de 6 meses a dois anos completos.
O esquema vacinal para bebês necessita de três doses do imunizante, sendo as duas doses iniciais administradas com quatro semanas de intervalo e a terceira, oito semanas depois.
DOCUMENTOS- Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e do bebê. Também é necessária a apresentação da caderneta de vacinação da criança, cartão do SUS ou CPF e laudo que comprove a comorbidade.
COMORBIDADES– Pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, do Ministério da Saúde, são consideradas comorbidades para vacinação as seguintes condições de saúde:Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente; Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doenças neurológicas crônicas; Doença renal crônica; Imunocomprometidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de Down e Cirrose hepática.
Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.
Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora. Também é criadora de conteúdo para a Web 3.0 na Hive.
Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.